TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE TRABALHO DE ALUNOS DO IFRO
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0149-0157Palabras clave:
Trabalho e Educação, Representações Sociais, Formação Integral, Politecnia.Resumen
Este estudo objetivou conhecer as representações sociais sobre trabalho de alunos de dois campi do Instituto Federal de Educação de Rondônia - IFRO: Ji-Paraná (curso de Licenciatura em Química) e Colorado Oeste (curso de Licenciatura em Ciências Biológicas). Configura-se como descritivo e está embasado teoricamente pelas representações sociais. Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionário e os resultados e informações foram apresentadas no texto com a seguinte organização: duas sessões, na primeira foi feita uma sucinta abordagem do trabalho e sua relação com a Educação Profissional e Tecnológica, tendo como base a concepção do Trabalho como princípio Educativo e uma breve discussão sobre formação para mercado de trabalho X mundo do trabalho; na segunda são apresentadas as representações sociais dos alunos participantes da pesquisa. Os resultados mostraram que, para a maioria dos alunos, a função principal do trabalho é garantir a subsistência, considerando-o como um meio de se obter retorno financeiro e relacionando-o à aquisição de bens materiais. Destacou-se, embora de maneira menos expressiva a função que dois alunos deram para o trabalho: promover inclusão social. Pudemos conhecer as representações sociais de trabalho de alunos do IFRO, compreendendo que estas, são construídas de acordo com as experiências, interações e vivências que cada um tem ao longo da vida.
Descargas
Citas
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio século XXI escolar: o minidicionário da língua portuguesa. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, v. 2, 2001.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. Cortez Editora, 2005.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Trabalho, conhecimento, consciência e a educação do trabalhador: impasses teóricos e práticos. In: GOMEZ, Carlos Minayo et al. Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O conceito de representações sociais dentro da sociologia clássica. In: GUARESCHI, Pedrinho; JOVCHELOVITCH, Sandra (Org.). Textos em representações sociais, v. 7, p. 89-111, 1995.
MOSCOVICI, Serge. On Social Representations. In: FORDAS, J.P. (eds.) Social cognition: perspectives on everyday understanding. London; Academic Press, 1981, p. 181-209.
NOSELLA, Paolo. Trabalho e Educação. In: GOMEZ, Carlos Minayo et al. Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
NUNES DURÃES, Marina. Educação técnica e educação tecnológica múltiplos significados no contexto da educação profissional. Educação & Realidade, v. 34, n. 3, 2009.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 152-165, 2007.
WAGNER, Wolfgang. Descrição, explicação e método na pesquisa das representações sociais. Textos em representações sociais, v. 7, p. 149-186, 1995