O OLHAR DO OUTRO E A EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLA-MEDUSA A PARTIR DE JEAN-PAUL SARTRE
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0158-0168Palabras clave:
Ontologia do olhar. Intersubjetividade. Filosofia da Educação.Resumen
Investigamos a ontologia do olhar proposta por Jean-Paul Sartre em seu livro O ser e o nada: Ensaio de Ontologia Fenomenológica, publicado em 1943, a fim de problematizar as relações intersubjetivas na instrução escolar em particular, e na educação, em geral. Aproximando-nos do texto sartriano, demonstramos como o conceito de olhar é estruturante do Para-si e de sua dimensão do ser-Para-outro. A partir da controvertida figura da escola-medusa, remetendo-nos ao mito grego antigo de Medusa que petrificava quem a olhasse diretamente, estabelecemos um diálogo entre a ontologia sartriana e a pedagogia. A metodologia utilizada é uma pesquisa bibliográfica. O resultado pretendido é uma colaboração em torno da ontologia do olhar, no interior das discussões propostas pela Filosofia da Educação.Descargas
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