EDUCAÇÃO E AÇÕES AFIRMATIVAS: perfil sociorracial dos estudantes do IFMG campus Governador Valadares
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0608-0622Palabras clave:
Educação. Políticas de ações afirmativas. Cotas sociorraciais.Resumen
O presente artigo analisa a composição sociorracial dos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – campus Governador Valadares. O objetivo é identificar o perfil dos discentes com relação aos critérios de cor/raça e condição socioeconômica. O IFMG garante, em seu processo seletivo, reserva de vagas para candidatos oriundos de escola pública, negros e de baixa renda, conforme a Lei nº 12.711/2012. A eficácia das ações afirmativas de ingresso de estudantes nas instituições públicas federais de ensino deve ser verificada através de políticas institucionais de acompanhamento dos alunos ingressantes pelo sistema de cotas. Dessa forma, reunimos e analisamos dados dos estudantes, através das informações cadastradas no sistema de registro acadêmico (Conecta), que constituem importantes fontes para o acompanhamento e avaliação das políticas institucionais do IFMG, de modo geral, e mais especificamente do campus Governador Valadares, relacionadas à inclusão socioeconômica e racial da população local e regional. Os resultados alcançados comprovam, de certa forma, o atendimento às políticas de ação afirmativa, mas apontam também importantes disparidades socioeconômicas e raciais entre os cursos ofertados. Este artigo contribui para a análise e acompanhamento das políticas de ações afirmativas adotadas pelas instituições públicas de ensino, especialmente os Institutos Federais.Descargas
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Citas
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Publicado
2018-12-21
Cómo citar
Sousa, G. G. de, & Viegas, V. R. (2018). EDUCAÇÃO E AÇÕES AFIRMATIVAS: perfil sociorracial dos estudantes do IFMG campus Governador Valadares. REVES - Revista Relações Sociais, 1(4), 0608–0622. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0608-0622
Número
Sección
Educação