LICENCIATURA E BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: IMPACTOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl2iss1pp0103-0118Palabras clave:
Formação profissional. Currículo. Educação física. Educação.Resumen
O presente estudo foi desenvolvido no Instituto federal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena, como Trabalho de Conclusão de Curso das discentes do curso de Licenciatura em Educação Física onde o objetivo foi analisar os currículos de formação de doze instituições de ensino superior em Educação Física no estado de Minas Gerais retiradas do sistema e-MEC, para compreender as semelhanças e diferenças entre os cursos de licenciatura e bacharelado. Comparando as matrizes curriculares dos dois cursos, observamos que as diferenças são mínimas em relação aos conteúdos e cargas horárias com inclusão de disciplinas pedagógicas na licenciatura e de disciplinas de aperfeiçoamento no bacharelado. Assim, vemos que a oferta dos dois cursos tem como objetivo principal atender as demandas do capitalismo com a possibilidade da instituição privada ofertar dois diplomas, ampliando o tempo de permanência do aluno na mesma. Tendo em vista a grande proximidade em termos de conhecimentos ofertados nas duas formações, acreditamos que a restrição do campo de atuação profissional do licenciado é arbitrária e não condiz com as reais condições de atuar ou não em termos de formação. Observamos também que as transformações se dão em consonância com interesses privatistas ligados ao setor educacional e com as transformações do mundo do trabalho que passam a advogar a formação de um trabalhador de novo tipo.
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Citas
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