QUE CIDADÃO DEVEMOS FORMAR? OS DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl2iss1pp0119-0131Palabras clave:
Ensino de história. Sociedade capitalista. Juventude. Mundo do trabalho. Cidadão emancipado.Resumen
O artigo analisa e discute os desafios e possibilidades do ensino de História na Educação Básica, para a formação do jovem cidadão para mundo do trabalho, frente às mudanças sócio-políticas e econômicas controladas pelos princípios do neoliberalismo. Buscamos discutir e evidenciar as consequências do modelo educacional destinado aos jovens das classes populares, que sinalizam para uma formação unilateral e excludente, que atende somente aos anseios e necessidades do capital. Assim, analisamos como o ensino de História pode contribuir para a construção de uma cidadania que contemple a formação humana integral e emancipatória de forma que o jovem seja capaz de compreender e transformar a realidade em que está inserido, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária. Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica a partir de pesquisadores do ensino de História, a exemplo de Bittencourt (2013), Fonseca (1993), Silva (2012), entre outros autores que discutem também a abordagem das temáticas que envolvem Trabalho, Educação e Sociedade.
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