“COISA DE MENINO, COISA DE MENINA” – O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO COMO BASE PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores/as

  • Fábio Peron Carballo UEMG - Unidade Divinópolis UNIFENAS - Campus Divinópolis https://orcid.org/0000-0001-5745-1249
  • A. P. M. Fonseca
  • P. S. S. Ferreira
  • J. A. R. Neto

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0673-0689

Palabras clave:

Palavras-Chave, Educação Física Escolar, Gênero, Relação.

Resumen

A revisão da literatura aponta que a sexualidade é entendida como algo inerente, sendo constituída ao longo da vida. Sexo é expressão biológica que define um conjunto de características anatômicas e funcionais (genitais e extragenitais). A construção do que é pertencer a um ou outro sexo, se dá pelo tratamento diferenciado para meninos ou meninas, inclusive nas expressões diretamente ligadas à sexualidade e pelos padrões socialmente estabelecidos. Esses padrões são oriundos das representações sociais e culturais construídas a partir das diferenças biológicas dos sexos e transmitidas pela educação, o que atualmente recebe o nome de relações de gênero. O intuito deste trabalho é averiguar o quanto os alunos são influenciados pelos conceitos culturais que estabelecem o que é adequado em relação ao gênero e se agem em conformidade a eles. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, por meio da aplicação de um questionário a alunos do sétimo ao nono anos de escolas públicas da Cidade de Cláudio. Os resultados apontam que esse tema tem que ser mais debatido e aprofundado em todos os segmentos educacionais. E a Educação Física especificamente deve cumprir um dos objetivos gerais da no ensino fundamental, que por meio de sua práxis deve levar os alunos a participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais.

    

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Publicado

2018-12-21

Cómo citar

Carballo, F. P., Fonseca, A. P. M., Ferreira, P. S. S., & Neto, J. A. R. (2018). “COISA DE MENINO, COISA DE MENINA” – O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO COMO BASE PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. REVES - Revista Relações Sociais, 1(4), 0673–0689. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0673-0689

Número

Sección

Gênero