O QUE REVELAM AS PESQUISAS SOBRE AS CLASSES MULTISSERIADAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EJA?

Autores/as

  • Ada Guimarães Ribeiro Universidade Federal de Ouro Preto
  • Regina Magna Bonifácio de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl2iss2pp0175-0189

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos. Classes Multisseriadas. Estado do Conhecimento

Resumen

RESUMO: Este trabalho traz como objeto de estudo as Classes Multisseriadas na Educação de Jovens e Adultos. A Educação de Jovens e Adultos- EJA, é uma modalidade de ensino ainda hoje, alvo de intensas pesquisas e indagações no cenário educacional brasileiro. O objetivo desta investigação é apresentar as pesquisas educacionais desenvolvidas sobre o objeto de estudo acima citado, para assim, traçarmos um panorama do que já foi produzido sobre a temática, fazendo em seguida uma seleção das pesquisas realizadas entre os anos de 2010 a 2017 no país. Pretendemos com este estudo, apresentar parte do referencial teórico utilizado para fundamentar as bases da pesquisa de Mestrado, intitulada A prática docente na EJA multisseriada no programa de Pós-Graduação/ Mestrado em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto-MG. A pesquisa procura investigar como se dá o processo de ensino em Classes Multisseriadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental da EJA, mostrando o quão se faz importante refletir e revelar o papel docente nos contextos escolares pesquisados afim de compreender o cotidiano escolar desta modalidade de ensino. Foi realizado um estudo do tipo Estado do Conhecimento, onde foi possível verificar um número reduzido de trabalhos que abordam a temática.

ABSTRACT: This Job brings as object of study the Multiseriated Classes in the Education of Young people and Adults. The Education of Young and Adults - EJA, is still a modality of education today, object of intense researches and discussions in the Brazilian educational scene. The objective of this research is to present the educational researches developed about the object of study mentioned, so as to draw a panorama of what has been produced about the subject, making next a selection of the researches carried out between the years 2010 and 2017 in the country. Based on this study, present part of the theoretical framework used to support the bases of Master's research, entitled The teaching practice in the multiseriated, in the Graduate Program / Masters in Education of the Federal University of Ouro Preto- MG. The research seeks to investigate how the teaching process occurs in Multiseriated Classes in the initial years of EJA's Elementary School, showing how important it is to reflect and reveal the teaching role in the researched school contexts in order to understand more about the daily school life of this modality teaching. A study of the Knowledge State type was accomplished, being possible to verify a reduced number of works that discuss the theme.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ada Guimarães Ribeiro, Universidade Federal de Ouro Preto

RIBEIRO, A. G. 

Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Sociais e Humanas, ICHS, Rua do Seminário, s/n – Centro. Cep.34420-000 – Mariana – MG – Brasil

Regina Magna Bonifácio de Araújo

ARAÚJO; R. M. B. de. 

Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Sociais e Humanas, ICHS, Rua do Seminário, s/n – Centro. Cep.34420-000 – Mariana – MG – Brasil

Citas

ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; HAGE, Salomão Mufarrej (orgs.). Escola de direito: reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. 424 p.

BERALDI, Gabriel Moreira. Aprendizagem distraída e multisseriação: novos caminhos para a Educação de Jovens e Adultos. 2017. 166 p. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) – Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2017.

BRASIL. Constituição Federal de (1998). Brasília, DF: Senado, 1998.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96. Brasília, 20 de dez. de 1996.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2013.

CARDOSO, Maria Angélica; JACOMELI, Maria Regina Martins. Considerações sobre as escolas multisseriadas: estado da arte. Educere et Educare, Unioeste Campus Cascavel, Paraná, v. 5, n. 9, p. 267-290, jan./jun. 2010.

HAGE, S. A. M. A multissérie em pauta: para transgredir o paradigma seriado nas escolas do campo. In: MUNARIM, A.; BELTRAME, S.; CONDE, S.; PEIXER, Z. (orgs.). Educação do Campo: políticas públicas, territorialidades e práticas pedagógicas. v. 1. Florianópolis: Editora Insular Ltda., 2011, p. 123-144.

MINAS GERAIS. Resolução SEE nº. 2.843, de 13 de janeiro 2016. Minas Gerais: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. 2016. 4 p.

PARENTE, Cláudia da Mota Darós. Escolas multisseriadas: a experiência internacional e reflexões para o caso brasileiro. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online], Rio de Janeiro, v. 22, n. 82, p. 57-88, jan./mar. 2014.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo Estado da Arte em Educação. Revista Diálogo Educacional, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.

ROSA, Ana Cristina Silva da. Educação de jovens e adultos: o desafio das classes multisseriadas. 2003. 150 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2003.

SANTOS, Fábio Josué Sousa dos; MOURA, Terciana Vidal. Políticas educacionais, modernização pedagógica e racionalização do trabalho docente: problematizando as representações negativas sobre as classes multisseriadas. In: ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; HAGE, Salomão Mufarrej (orgs.). Escola de direito: reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 35-48. (Coleção Caminhos da Educação do Campo; v. 2)

Publicado

2019-06-24

Cómo citar

Ribeiro, A. G., & Araújo, R. M. B. de. (2019). O QUE REVELAM AS PESQUISAS SOBRE AS CLASSES MULTISSERIADAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EJA?. REVES - Revista Relações Sociais, 2(2), 0175–0189. https://doi.org/10.18540/revesvl2iss2pp0175-0189

Número

Sección

Educação