VISÃO DOS CAFEICULTORES SOBRE O MARKETING DE SERVIÇOS OFERTADO PELOS CORRETORES DE CAFÉ EM CAPARAÓ – MG

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl2iss3pp0508-0524

Palabras clave:

Marketing de serviços, Corretores de café, Cafeicultores.

Resumen

RESUMO. O presente artigo descreve a relevância do marketing e suas ferramentas para as organizações. Em serviços, o artigo descreve e analisa o marketing especifico do setor, apresentando as ferramentas a serem estudadas pelos prestadores, afim de minimizar os impactos causados pelos aspectos dos serviços, baseando-se em seu composto, conhecido como oito P’s, responsáveis por tangibilizar qualidade na prestação dos mesmos. A metodologia foi definida como descritiva e abordagem qualitativa, auxiliada por pesquisas bibliográficas, com aplicação de entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados através de amostra composta por 40 (quarenta) cafeicultores do município de Caparaó - MG. Procurou-se identificar a visão dos cafeicultores em relação às estratégias de marketing de serviços utilizadas pelos comércios de corretagem de café do município e a importância da utilização de tais estratégias na expansão competitiva, diante de um mercado saturado. Constatou-se que na visão dos cafeicultores, a inovação competitiva deu lugar ao conformismo com o padrão mercadológico trabalhado atualmente pelo setor e o marketing utilizado é ineficiente, não alcançando uma comunicação direta com o público-alvo.

 

ABSTRACT. This article describes the relevance of marketing and its tools to organizations. In services, the article describes and analyzes the specific marketing of the sector, presenting the tools to be studied by the providers, in order to minimize the impacts caused by the service aspects, based on its compound, known as eight Ps, responsible for tangible quality in providing them. The methodology was defined as descriptive and qualitative approach, aided by bibliographic research, with the application of semi-structured interviews for data collection through a sample composed of 40 (forty) coffee growers from Caparaó - MG. We sought to identify the view of coffee farmers in relation to the marketing strategies of services used by the municipality's coffee brokerage trades and the importance of using such strategies in competitive expansion, facing a saturated market. It was found that in the coffee growers' view, competitive innovation has given way to conformity with the market standard currently being worked by the sector and the marketing used is inefficient, not reaching direct communication with the target audience.

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Biografía del autor/a

Wagner dos Reis Marques Araújo, Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG.

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), Mestre em Sociedade e Cultura da Amazônia (PPGSC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Professor do Centro Universitário do Norte – Uninorte Laureates vinculado ao Curso de Comunicação Social e Professor da Universidade Estadual de Minas Gerais; Menbro do Grupo de Pesquisa Trabalho e Reconhecimento  (GTeR) da UFRGS; autor do livro "As mulheres Sateré-Mawé", pela Editora da Universidade Federal do Amazona - EDUA.

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Publicado

2019-09-06

Cómo citar

Prado Lopes, D. G., Ferreira, L. dos S., Freitas, R. da S., Lacerda de Almeida, A. J., & Araújo, W. dos R. M. (2019). VISÃO DOS CAFEICULTORES SOBRE O MARKETING DE SERVIÇOS OFERTADO PELOS CORRETORES DE CAFÉ EM CAPARAÓ – MG. REVES - Revista Relações Sociais, 2(3), 0508–0524. https://doi.org/10.18540/revesvl2iss3pp0508-0524

Número

Sección

Dossies