MARKETING DE LUGARES E O IMPACTO DA ATIVIDADE TURÍSTICA NA COMUNIDADE DE PATRIMÔNIO DA PENHA NO MUNICÍPIO DE DIVINO DE SÃO LOURENÇO-ES
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl2iss4pp0556-0568Palabras clave:
Marketing de Lugares, Atividade Turística, Comunidade Patrimônio da PenhaResumen
A pesquisa aborda o turismo na comunidade de Patrimônio da Penha e a possibilidade de exploração deste segmento econômico, com identificação de estratégias de marketing para atrair novos turistas, levando em consideração a infraestrutura local. Ressalta-se a constante necessidade de conhecer os aspectos mais relevantes para o desenvolvimento de determinadas regiões, bem como a contribuição do marketing para a revitalização do local mudando a perspectiva das pessoas. O objetivo da pesquisa é investigar se há desenvolvimento de estratégias que incentivam e atraem atuais e possíveis usuários de seus bens e serviços, nesta comunidade distrito do município de Divino de São Lourenço-ES. A metodologia foi definida como descritiva e a abordagem qualitativa, através de pesquisa bibliográfica e realização de uma entrevista aplicada aos moradores, empreendedores e visitantes da comunidade situada no município de Divino de São Lourenço-ES. Após a realização das entrevistas, foram apurados os resultados permitindo uma análise e discussão dos mesmos. Com os resultados obtidos foi possível identificar aspectos quanto aos processos de divulgação da comunidade estudada, quanto à postura dos moradores e visitantes frente a preservação local e também a problemas de observados que afetam o crescimento e desenvolvimento da comunidade estudada.
Descargas
Citas
CHURCHILL, Gilbert A. Jr.; Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Sarai-va, 2005.
COBRA, Marcos. Administração de Marketing no Brasil. São Paulo: Cobra, 2003.
FERNANDES, Ivan Pereira. Economia do turismo. Rio de Janeiro: Elsevier. 2002.
GERTNER, David; KOTLER, P. O estratégico marketing de lugares. HSM Management, v. 44, p. 62-93, 2004. Disponível em <http://www.bh1.com.br/administracao-de-marketing/o-estrategico-marketing-de-lugares/> Acesso em 10 de setembro de 2019.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. 5ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2009. 726p.
KOTLER, P. KELLER, K. L. Administração de marketing: A Bíblia do Marketing. 12. Ed. São Paulo: Pearson Hall, 2006. 750p.
KOTLER, P. Administração de marketing. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2000.726p.
MASO, Luciano. Marketing de Relacionamento: o que é? Pare que serve? Qual sua im-portância para o cliente? RACI - Revista de Administração e Ciências Contábeis do IDEAU, Getúlio Vargas, 2010. Disponível em <https://www.academia.edu/28264302/MARKETING_DE_RELACIONAMENTO_O_que_%C3%A9_Para_que_Serve_Qual_sua_Import%C3%A2ncia_para_o_cliente. Acesso em: 12/09/2019. OCKE, M. A.de M., IKEDA, A. A. Marketing de lugar: estado da arte e perspectivas futuras. Re-vista de Administração, São Paulo, v. 49, n.4, p. 15- 26, out./nov. 2014. Disponível em < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000400671> acessa-do dia 01 de junho de 2019. ROCHA, Jeffer-son Marçal da. DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE DO TURISMO: Preceitos da teoria da capacidade de carga turística. Revista Rosa dos Ventos, Caxias do Sul, v. 3, n. 3, p. 382 – 392, jul/dez. 2011. Disponível em < http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/456/pdf_58> Acesso em:11/05/2019. SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Capitalismo e Urbanização. 10. Ed. São Paulo: Con-texto, 2007. 97p. Disponível em < http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/1415/capitalismo_e_urbanizacao___maria_encarnacao_beltrao_sposito__pdf_rev.pdf > Acesso em 14 de Agosto de 2019. SWARBROOKE, John. Turismo de Aventura: Conceitos e Estudos de Casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003, 362p. OLIVEIRA, Elton Silva. Impactos socioambientais e econômicos do turismo e as suas repercussões no desenvolvimento local: o caso do Município de Itacaré-Bahia. Intera-ções (Campo Grande), v. 8, n. 2, 2016. Disponível em <http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/turismo/dissertacao/mono_elton_silva.pdf>