TRAJETÓRIAS E EXPERIÊNCIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES COTISTAS NEGROS/AS DA UNILAB: IDENTIDADES, CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl3iss1pp0015-0027Palabras clave:
Sucesso escolar, Discriminação étnico-racial, Identidades negras, Currículo, Práticas pedagógicasResumen
Os objetos de estudo deste trabalho estão situados entre um debate mais amplo e sempre
urgente, com ênfase no contexto brasileiro, entre classe, raça e/ou etnia. A problematização construída é um
recorte de questões da minha pesquisa de mestrado que se debruçou sobre o sucesso escolar de seis
estudantes negros/as, cotistas, das camadas populares e de cursos de graduação da UNILAB, no Ceará,
através de uma metodologia disposicionalista. Por meio de trajetórias e narrativas (auto)biográficas, busquei
reconstruir cenários de socialização de disposições de longevidade escolar a fim de compreender como se
constituíram possibilidades de acesso ao ensino superior em condições socioeconômicas e culturais
sociologicamente desfavoráveis. A questão étnico-racial é central em função do debate sobre a Política de
Cotas e das identidades negras apresentadas pelo universo. Nesta oportunidade, porém, tomo-a por outro
caminho, a fim de tencionar os limites de uma interpretação centrada apenas na camada social, quanto às
condições objetivas de existência, considerando a importância dos marcadores étnico-raciais nas
experiências escolares, especificamente, e no desenvolvimento de capitais, disposições e identidades. Nos
cenários de socialização de disposições de longevidade encontrei configurações familiares com
racionalização da vida em torno do campo escolar, alinhados com atividades extraescolares que
intensificaram a formação de habitus coerentes; e envolvimentos em programas, projetos e políticas
públicas.
Descargas
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