FEMINISMO E DISCURSO DE GÊNERO EM REDES SOCIAIS: EMPODERAMENTO FEMININO?
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl3iss3pp0052-0068Palabras clave:
Mulher Maravilha, feminismo, empoderamento feminino, Comunicação Mediada pelo Computador, Facebook, Análise de Discurso Mediada pelo ComputadorResumen
Neste estudo analisamos parte da discussão nos sites de redes sociais sobre as questões de gênero em torno do lançamento do filme Mulher-Maravilha, em quatro publicações na página de Facebook oficial da obra. Investigamos, nos comentários sobre o lançamento do filme, a presença de debate sobre as questões feministas, a fim de identificar os temas discutidos e sua perspectiva. A hipótese do trabalho original, a dissertação de mestrado de Maria Cecilia Baini, foi de que o filme iria mobilizar discursos sobre empoderamento feminino. Partindo das discussões sobre questões de gênero a partir dos anos 1930, apresentamos estudos de gênero tal como entendidos hoje e discorremos sobre a presença do feminismo na Internet. Questões sobre poder e discurso são trazidas à tona ancoradas nos preceitos de Bourdieu (1996) e Foucault (2013), a fim de pensar a produção do discurso como resultado de relações de poder na sociedade. A linguagem é entendida, recorrendo-se ao conceito de habitus (BOURDIEU 1989), como passível de naturalizar o poder e como um instrumento que pode estar a serviço da perpetuação da desigualdade dos gêneros. Recorremos a Recuero (2012, 2014) para descrever a comunicação mediada por computador, em seus aspectos relevantes para nossa análise, compreendendo-a como um produto social capaz de simular elementos da conversação oral. Seguindo Herring, (2001, 2004), vemos a comunicação textual como parte dos discursos que vêm a construir comportamentos, recorrendo aos aportes teóricos e metodológicos da Análise do Discurso Mediada por Computador, desenvolvidos por Hering, a fim de tentar identificar padrões recorrentes do discurso examinado, com ênfase nos vinculados à discussão sobre o empoderamento feminino.