DEBATES NECESSÁRIOS: AMBIENTE, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADES
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl3iss1pp000i-00ivPalabras clave:
Ambiente. Educação. Gênero. Discurso Midiático. História.Resumen
Num contexto em que o mundo é assombrado por uma pandemia, mais do que nunca precisamos defender os pesquisadores e as instituições que se ocupam em fazer ciência, pois, graças ao conhecimento científico, ao longo da história, tem sido possível responder a demandas sociais, explicar e interpretar a realidade e indicar caminhos e respostas para o enfrentamento dos grandes problemas que assolam a humanidade. A Revista Relações Sociais acredita que a socialização do conhecimento é um meio relevante e necessário para superação das visões estreitas e enviesadas da realidade, para a não resignação ante à lógica dominante, pois, nessa perspectiva, a troca, a reflexão, o questionamento e a construção de novas proposições favorecem a caminhada rumo a uma educação emancipatória, que tem em seu horizonte a superação das estruturas sociais desiguais, a construção de uma sociedade que vá além do capital, como propõe Mészaros (2008). Neste primeiro número do terceiro volume temos a oportunidade de refletir sobre uma diversidade de temáticas: ambiente, educação, gênero, discurso midiático e história. Tais temáticas nos evidenciam a necessidade de superação dos estereótipos, dos preconceitos (de classe, raça/etnia, de orientação sexual etc.), da lógica destrutiva do ambiente, o que implica caminhar em direção à construção de uma sociedade mais justa, menos desigual, em suma, rumo à emancipação humana do jugo do capital que escraviza e coisifica a existência.