Neutralidade como dever jurídico na educação pública: Direito e Ideologia na contemporaneidade brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32361/202012027273

Palavras-chave:

Ideologia, Direito, Ministério Público, Educação pública, Princípios

Resumo

O artigo revisita o debate sobre as relações entre direito e ideologia pela teoria do direito no Brasil nas décadas de 1980 e 1990, e propõe alguns elementos para sua atualização. Em seguida, são analisadas três situações concretas de intervenção do Ministério Público Federal no campo da educação pública, nas quais se discute, a partir de princípios constitucionais, quais os limites de manifestações consideradas ideológicas por educadores e membros da comunidade acadêmica, ou simplesmente no espaço físico das instituições. Esperamos demonstrar a importância de retomar em perspectiva crítica a análise das ideologias e seus efeitos na teoria e na prática do direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Pinto Mendes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor de Direito Público do Departamento de Ciências Jurídicas, Coordenador do Grupo de Estudos em Teoria do Estado e Filosofia Política e do Núcleo de Assessoria Jurídica Popular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus Seropédica. E-mail: alexandrepmendes2@gmail.com.

Referências

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. 3ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2000.

BRASIL. Ministério Público Federal. Petição Inicial na Ação Civil Pública nº 1002500-03.2018.4.01.3500. Disponível em: http://www.mpf.mp.br/go/sala-de-imprensa/noticias-go/mpf-requer-que-a-ufg-suspenda-imediatamente-o-curso-201co-golpe-de-2016-e-a-universidade-publica-brasileira201d. Acesso em: 23 jan. 2019.

BRASIL. Ministério Público Federal. Petição Inicial na Ação Civil Pública nº 0024575-10.2017.4.02.5101. Disponível em: http://www.mpf.mp.br/rj/sala-de-imprensa/docs/pr-rj/acp-improbidade-colegio-pedro-ii/view. Acesso em: 22 jan. 2019.

BRASIL. Ministério Público Federal. Petição Inicial na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 548. Disponível em https://sistemas.stf.jus.br/peticionamento/visualizarProcesso/5576416/1. Acesso em: 25 jan. 2019.

CITTADINO, Gisele. Pluralismo, direito e justiça distributiva: Elementos da Filosofia Constitucional Contemporânea. 2ª ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2000.

DERRIDA, Jacques. Força de lei: o fundamento místico da autoridade. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

EAGLETON, Terry. Ideologia: Uma introdução. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista: Editora Boitempo, 1997.

FERRAZ JR., Tercio Sampaio. A função social da dogmática jurídica. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1980.

HABERMAS, Jürgen. Técnica e Ciência como “Ideologia”. Lisboa: Edições 70, 1987.

LYRA FILHO, Roberto. O que é o direito? São Paulo: Brasiliense, 1982.

NEVES, Marcelo. A Constitucionalização Simbólica. 3ª ed. São Paulo: WWF Martins Fontes, 2013.

NINO, Carlos Santiago. Introdução à Análise do Direito. São Paulo: WWF Martins Fontes, 2010.

SANCHÍS, Luis Pietro. Ideologia e Interpretación Jurídica. Madrid: Editorial Tecnos, 1993.

SOUZA, Luiz Sergio Fernandes de. O papel da ideologia no preenchimento das lacunas do direito. 2ª ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2005.

STRECK, Lenio Luiz. Verdade e Consenso: Constituição, Hermenêutica e Teorias Discursivas. 6ª ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

WARAT, Luis Alberto. Mitos e Teorias na Interpretação da Lei. Porto Alegre: Editora Síntese, 1979.

WOLKMER, Antônio Carlos. Ideologia, Estado e Direito. 2ª Ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1995.

WOLKMER, Antônio Carlos. Introdução ao Pensamento Jurídico Crítico. São Paulo: Saraiva, 2001.

ŽIŽEK, Slavoj. Eles não sabem o que fazem: o sublime objeto da ideologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1992.

ŽIŽEK, Slavoj. O espectro da ideologia. In: ŽIŽEK, Slavoj (org.). Um mapa da Ideologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

Downloads

Publicado

15-09-2020

Como Citar

MENDES, A. P. . Neutralidade como dever jurídico na educação pública: Direito e Ideologia na contemporaneidade brasileira. Revista de Direito, [S. l.], v. 12, n. 02, p. 01–25, 2020. DOI: 10.32361/202012027273. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/revistadir/article/view/7273. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo