EDUCAÇÃO POLICIAL MILITAR E A CONSTRUÇÃO DE UMA SEGURANÇA CIDADÃ NA PARAÍBA
Keywords:
Educação. Direitos Humanos. Polícia Comunitária. Conhecimento.Abstract
Esse artigo se detém em analisar a educação policial militar e suas consequentes práticas profissionais, tomando como parâmetro a existência de dois modelos: o tradicional, baseado numa prática pedagógica mecanicista que tende não apenas reproduzir mas disciplinar os discentes, destituindo-os de qualquer forma de sensibilidade em relação ao meio que lhe circunda, o que redunda em práticas policiais ríspidas, por vezes marcadas pelo abuso e uso desproporcional da força; e a humanizadora, que é baseada num processo de ensino-aprendizagem reflexivo, com a problematização do papel policial diante da realidade na qual está inserido. Este modelo, é baseado essencialmente no policiamento comunitário, que deita sua preocupação em criar laços com a população e atentar a sua realidade, para em conjunto definir as prioridades da atuação policial, majoritariamente preventiva e responsável pela promoção de uma segurança cidadã, capaz de produzir resultados positivos ao garantir direitos e deveres para com a comunidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The published work is the entirely the responsibility of the authors, and Revista de Direito is only responsible for its evaluation, as a medium for scientific publication.
After publication, the authors cede the copyright, which becomes the property of Revista de Direito.
Revista de Direito is not responsible for any violations of Law No. 9,610/1998, the Brazilian Copyright Law.
In the identification of plagiarism and self-plagiarism, the manuscript will be rejected.