A GLOBALIZAÇÃO DO TRABALHO E OS MOVIMENTOS SINDICALISTAS FRENTE AO MERCOSUL: PROSPECÇÕES E PROJEÇÕES
Keywords:
Mercosul, sindicato, cidadania, globalização, integração.Abstract
Em um cenário de crescente avanço da globalização, o trabalho, envolto à complexidade do indivíduo e da organização social, passa por mudanças que geram impactos estruturais e conjunturais no emprego e na legislação trabalhista. Analisando esta conjuntura, este artigo, por meio das metodologias da pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, objetiva analisar os impactos da globalização frente ao trabalho no Mercosul, em especial frente aos movimentos sindicais. Compreendendo o sindicato como expoente da expressão coletiva dos trabalhadores e elemento da atuação cidadã na sociedade civil, constrói uma análise da atuação do movimento sindical mercosulino que se constituiu como resposta à globalização regional. Explora as prospecções das instituições sindicais no espaço mercosulino, enumerando como foi promovida a militância frente ao bloco, cuja projeção indicava uma continuidade participativa e ativa dos movimentos. Discute-se, ainda, como o avanço da globalização freou a atuação sindical, alinhando o sindicalismo ao corporativismo e à competitividade.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-04-07
How to Cite
WENCESLAU, M. E.; SANTOS, D. de O. A GLOBALIZAÇÃO DO TRABALHO E OS MOVIMENTOS SINDICALISTAS FRENTE AO MERCOSUL: PROSPECÇÕES E PROJEÇÕES. Revista de Direito, [S. l.], v. 8, n. 02, p. 151–181, 2017. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/revistadir/article/view/1836. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Articles
License
The published work is the entirely the responsibility of the authors, and Revista de Direito is only responsible for its evaluation, as a medium for scientific publication.
After publication, the authors cede the copyright, which becomes the property of Revista de Direito.
Revista de Direito is not responsible for any violations of Law No. 9,610/1998, the Brazilian Copyright Law.
In the identification of plagiarism and self-plagiarism, the manuscript will be rejected.