Educação, poder e liberdade de cátedra: o espaço acadêmico contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.32361/2020120210788Palabras clave:
Docência, Universidade, Panoptismo, Trabalho, AdoecimentoResumen
Existe uma onda de perseguição no espaço acadêmico e a hipótese deste trabalho é que os ataques contra a Universidade Pública refletem o fortalecimento do discurso reacionário na sociedade. O objetivo geral é discutir os ataques contra a Universidade Pública, o objetivo específico é analisar seus impactos no ambiente de trabalho e no adoecimento docente. Optamos pelo método indutivo a partir de um caso concreto com suporte de referencial bibliográfico para o desenvolvimento dos objetivos do trabalho. A conclusão apontou que a Universidade tornou-se espaço de vigilância o que afeta o trabalho docente gerando adoecimento e improdutividade.
Descargas
Citas
AMARAL, Graziele Alves. Escuta Clínica do Trabalho e (Re)Significação do Sofrimento de Professoras Readaptadas. Tese (Doutorado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, Universidade de Brasília, Brasília, p. 235. 2018.
DINIZ, Carlos Augusto de Oliveira. Vigiando, Punindo e Adoecendo: Impactos da Onda Persecutória no Ambiente Acadêmico de Trabalho. In Pesquisa e educação jurídica [Recurso eletrônico on-line] organização CONPEDI/CESUPA Coordenadores: Carlos André Birnfeld; Horácio Wanderlei Rodrigues; Arthur Laércio Homci Da Costa Silva – Florianópolis: CONPEDI, 2019. p. 23-43.
FLAESCHEN, Hara. REIS, Vilma. Sem provas PF encerra inquérito que levou Reitor Cancellier ao suicídio. Disponível em: <https://www.abrasco.org.br/site/outras-noticias/sem-provas-pf-encerra-inquerito-que-levou-reitor-cancellier-ao-suicidio/37766/#> Acesso em 28 de Jun. de 2019, s/p.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Organização, Introdução e revisão técnica de Roberto Machado. 25ª ed. São Paulo: Graal, 2012.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. tradução de Raquel Ramalhete. 42 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. - 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003.
LEHER, Roberto. Autoritarismo contra a universidade: o desafio de popularizar a defesa da educação pública / Roberto Leher. – 1.ed. – São Paulo : Fundação Rosa Luxemburgo, Expressão Popular, 2019.
SAYURI, Juliana. O Comando que está Caçando ‘Esquerdistas’ nas Universidades já perseguiu 181 Professores. Disponível em: <https://theintercept.com/2018/10/26/universidades-censura/ > Acesso em: 28 de AGO. de 2019. s/p.
TOKARNIA, Mariana. Repórter da Agência Brasil. MEC instala lava jato da educação, diz Bolsonaro. Publicado em 15/02/2019. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2019-02/mec-instala-lava-jato-da-educacao-diz-bolsonaro> Acesso em: 26 de AGO. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista de Direito
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista de Direito apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista de Direito.
A Revista de Direito não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.