Direito e literatura: o despertar de antigas ideias
Palavras-chave:
literatura, direito, interações dialógicas, linguagem jurídicaResumo
As interações entre o Direito e a Literatura são antigas. Osestudos destas interações são, no entanto, recentes. Eles datam do SéculoXIX e da segunda metade do Século XX. Nos últimos anos, novos estudoscomparativos de direito e literatura desenvolvem-se. Ao explorar o conjuntode relações existentes entre estes dois antigos campos do conhecimento, taisestudos propõem aplicar os métodos de análise jurídica aos textos literáriose, reciprocamente, aplicar os métodos de análise literária aos textos jurídicos.Esse novo campo de pesquisa deve ser fomentado. Esse texto é um convitepara isso, sobretudo nesta época de “pós-modernidade”, em que se requeruma coexistência pacífica e mutualmente enriquecedora de diferentes cul-turas, cujas expressões mais relevantes são a linguagem e o direito. Para essefim, uma análise diacrônica e sincrônica destas relações jurídicas constituium laboratório de pesquisa em Direito e em Literatura comparados e surgecomo uma das abordagens metodológicas mais apropriadas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-07-28
Como Citar
VIEIRA, I. de A. Direito e literatura: o despertar de antigas ideias. Revista de Direito, [S. l.], v. 7, n. 01, p. 181–193, 2015. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/revistadir/article/view/1676. Acesso em: 25 nov. 2024.
Edição
Secção
Artigos de fluxo contínuo
Licença
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista de Direito apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista de Direito.
A Revista de Direito não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.