Sobre a Revista
Foco e Escopo
A REVISTA MINEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA está vinculada ao Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa e foi criada em 1993 com o objetivo de estimular a produção e a veiculação do conhecimento produzido na área de educação física por autores ligados às instituições de ensino e pesquisa do País e do exterior. No âmbito da área de educação física, a revista enfoca trabalhos sobre temáticas relativas à formação de professores e profissionais, às práticas educativas e/ou de atuação profissional em atividade físicas e esportes, da saúde e qualidade de vida, às ações políticas que resultam da relação entre a educação física, o Estado e a sociedade brasileira.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos que se enquadrarem no escopo e nos padrões editoriais da Revista Mineira de Educação Física serão encaminhados a dois avaliadores (duplo cego) para apreciação de mérito quanto à qualidade e pertinência da publicação.
Os avaliadores poderão indicar a publicação com ou sem modificações, bem como julgar o trabalho inadequado à publicação pela Revista Mieira de Educação Física. Caso haja discordância substantiva entre os pareceres dos avaliadores, o trabalho será encaminhado para apreciação de um terceiro avaliador.
Os avaliadores não terão conhecimento sobre a autoria dos trabalhos sob sua análise, nem os autores terão conhecimento sobre os avaliadores do seu trabalho.
A seleção dos trabalhos para publicação considerará a contribuição para a área da Educação Física e a linha editorial da revista, a originalidade, a consistência, o rigor teórico-metodológico dado ao tema e a correção linguística do texto
Periodicidade
A REVISTA MINEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA passa a adotar a partir de janeiro/2019 a prática de Publicação Contínua (PC). Deste modo, os artigos serão publicados em um único volume anual, sem a necessidade de esperar a composição completa dos fascículos ou de edições seriadas
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Sponsors
Fontes de Apoio
Universidade Federal de Viçosa por meio do Departamento de Educação Física possibilitou e possibilita a manutenção da Revista Mineira de Educação Física com a disponibilização de todo o suporte tecnológico e humano para a implementação da Revista Mineira
Histórico do periódico
A comunicação científica é imperiosa ao progresso da ciência. Não se pode falar em ciência sem que haja um profundo intercâmbio de conhecimentos e nem se pode admitir que trabalhos realizados em centros de excelência fiquem restritos aos seus idealizadores. A troca de experiências é, sem dúvida, a melhor forma de progresso profissional.
Assim, dentro desta linha de pensamento, a participação em Congressos, Simpósios, Seminários ou em qualquer outro evento do gênero, permite aos profissionais de uma determinada área, na busca de soluções para seus problemas, a interação na busca das alternativas, a partir de estudos vivenciados por seus pares, além de evitar o desgaste em repetições isoladas de temas idênticos. Deste modo, as diferentes alternativas de comunicação têm que ser desenvolvidas para que toda a comunidade científica possa usufruir dos avanços, como também, apresentar e discutir as suas idéias e suas experiências profissionais.
Nessa ótica, foi criada em 1993 a Revista Mineira de Educação Física que viria de encontro às necessidades de intercâmbio técnico-científico entre Instituições e profissionais da área de Educação Física, neste momento muito restrita, pois, os meios de comunicação eram ainda muito precários e de difícil acesso.
Apesar das limitações, conseguimos manternos regular por todos esses anos e consolidamos-nos em um mercado no qual pudemos assistir ao surgimento e desaparecimento de muitas outras congêneres. E para que nosso destino seja diferente hoje estamos nos readaptando a intensa inovação tecnológica e nos meios de comunicação em mais uma tentativa de uma reestruturação em que procuraremos não só obter melhor nível de classificação entre os periódicos feitos por diferentes instituições, inclusive a CAPES, mas acima de tudo, atender a uma demanda diferenciada para publicações que ofereça aos autores maior retorno pela credibilidade obtida pela Revista.