DANÇA E BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: IMPROVISANDO COLETIVAMENTE UMA INTERVENÇÃO AO SOM DA TRANSDISCIPLINARIDADE
Resumo
Este artigo relata, reflete e discute uma experiência educacional que buscou estabelecer diálogos entre dança e biologia. A vivência foi desenvolvida no Colégio de Aplicação Coluni da Universidade Federal de Viçosa/UFV, no segundo período de 2007 como parte das atividades da disciplina DAN 434 - Prática no Segmento do Ensino Médio do Curso de Graduação em Dança da UFV. Logo, neste trabalho, envolveram-se educadoras/acadêmicas e docente da referida disciplina, bem como estudantes do 2o ano do Ensino Médio e o educador de Biologia do colégio em questão. Para alcançar o intento da disciplina, estabeleceu-se uma prática educativa transdisciplinar em que todos os sujeitos partícipes possuíam voz ativa, pois tinham liberdade para expor suas ideias e sentimentos. Assim, optou-se pelo desenvolvimento de ações que abordassem conteúdos pertencentes ao Sistema Imunológico e suas possíveis relações com as artes, especificamente com a dança e os conteúdos próprios desta linguagem artística. Como parte dos resultados desta intervenção, elaborou-se um vídeo-arte que sintetizou os saberes adquiridos durante todo o processo, tanto pelos educandos quanto pelos educadores, e que compreendeu outras manifestações artísticas, tais como artes visuais (cinema e artes plásticas), música e teatro. Vivenciamos juntos possibilidades de adquirir e transmitir conhecimentos de outras áreas através do corpo e da dança. Sugerimos que projetos semelhantes sejam desenvolvidos a fim de propiciar aos educandos a percepção de que podemos utilizar a subjetividade tão presente nas artes, que passa pelo campo da razão e do sensível, para transversalizar com outras áreas do conhecimento, como a biologia.Downloads
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Publicado
2018-12-11
Como Citar
Gabrielli, M. A., Trivelato, A. D. A., Vieira, A. P., & Filho, H. P. P. (2018). DANÇA E BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: IMPROVISANDO COLETIVAMENTE UMA INTERVENÇÃO AO SOM DA TRANSDISCIPLINARIDADE. Revista De Ciências Humanas, 2(7). Recuperado de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3538
Edição
Seção
Artigos