DANÇA E BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: IMPROVISANDO COLETIVAMENTE UMA INTERVENÇÃO AO SOM DA TRANSDISCIPLINARIDADE

Autores/as

  • Michelle Aparecida Gabrielli Universidade Federal de Viçosa
  • Ananda Deva Assis Trivelato Universidade Federal de Viçosa
  • Alba Pedreira Vieira Universidade Federal de Viçosa
  • Hélio Paulo Pereira Filho Universidade Federal de Viçosa

Resumen

Este artigo relata, reflete e discute uma experiência educacional que buscou estabelecer diálogos entre dança e biologia. A vivência foi desenvolvida no Colégio de Aplicação Coluni da Universidade Federal de Viçosa/UFV, no segundo período de 2007 como parte das atividades da disciplina DAN 434 - Prática no Segmento do Ensino Médio do Curso de Graduação em Dança da UFV. Logo, neste trabalho, envolveram-se educadoras/acadêmicas e docente da referida disciplina, bem como estudantes do 2o ano do Ensino Médio e o educador de Biologia do colégio em questão. Para alcançar o intento da disciplina, estabeleceu-se uma prática educativa transdisciplinar em que todos os sujeitos partícipes possuíam voz ativa, pois tinham liberdade para expor suas ideias e sentimentos. Assim, optou-se pelo desenvolvimento de ações que abordassem conteúdos pertencentes ao Sistema Imunológico e suas possíveis relações com as artes, especificamente com a dança e os conteúdos próprios desta linguagem artística. Como parte dos resultados desta intervenção, elaborou-se um vídeo-arte que sintetizou os saberes adquiridos durante todo o processo, tanto pelos educandos quanto pelos educadores, e que compreendeu outras manifestações artísticas, tais como artes visuais (cinema e artes plásticas), música e teatro. Vivenciamos juntos possibilidades de adquirir e transmitir conhecimentos de outras áreas através do corpo e da dança. Sugerimos que projetos semelhantes sejam desenvolvidos a fim de propiciar aos educandos a percepção de que podemos utilizar a subjetividade tão presente nas artes, que passa pelo campo da razão e do sensível, para transversalizar com outras áreas do conhecimento, como a biologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Michelle Aparecida Gabrielli, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Dança na Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Ananda Deva Assis Trivelato, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Dança na UFV

Alba Pedreira Vieira, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás. Mestre em Educação pela Valdosta State University (EUA). Doutora em Dança pela Temple University (EUA). Professora do Curso de Dança da UFV

Hélio Paulo Pereira Filho, Universidade Federal de Viçosa

Graduado em Ciências Biológicas e mestre em Zootecnia pela UFV. Professor do Colégio de Aplicação – COLUNI da UFV

Publicado

2018-12-11

Cómo citar

Gabrielli, M. A., Trivelato, A. D. A., Vieira, A. P., & Filho, H. P. P. (2018). DANÇA E BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: IMPROVISANDO COLETIVAMENTE UMA INTERVENÇÃO AO SOM DA TRANSDISCIPLINARIDADE. Revista De Ciências Humanas, 2(7). Recuperado a partir de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3538

Número

Sección

Artigos