“O LIVRO É UM MUNDO”: UMA LEITURA SÓCIO-HISTÓRICA DA LITERATURA INFANTIL
Resumo
O presente artigo estabelece um paralelo entre literatura e sociedade e faz parte de uma pesquisa de Mestrado desenvolvida na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, cujo objetivo foi analisar o discurso da literatura infantil na Modernidade e na Atualidade no que se refere às questões sobre diversidade humana. Entendemos o texto literário como produto do discurso do homem em relação a determinado tempo e espaço. Sabemos que as artes e o artista, mesmo não tendo uma preocupação com a realidade estão inseridos num momento histórico e este momento aparece na obra artística seja ficcional ou não. Tomamos como referência para essa discussão as ideias desenvolvidas pelo círculo de Bakhtin, pensador russo que defendia que o artista deve ter uma preocupação e/ou responsabilidade com a arte e com a vida, ou seja, ao desenvolver sua obra ele deve levar em conta o contexto histórico e social ao qual está inserido. Ao tratarmos especificamente com a literatura lida por crianças e adolescentes, nosso objeto de pesquisa, trabalhamos com as ideias defendidas pelas professoras doutoras Nelly Novaes Coelho e Maria Lúcia Pimentel Góes que acreditam que a criança sofre uma maior influência do discurso literário por saber fazer uma leitura simbólica mais próxima da leitura proposta pelo autor.Downloads
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Publicado
2018-12-11
Como Citar
Machado, C. S. (2018). “O LIVRO É UM MUNDO”: UMA LEITURA SÓCIO-HISTÓRICA DA LITERATURA INFANTIL. Revista De Ciências Humanas, 2(7). Recuperado de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3542
Edição
Seção
Artigos