“O LIVRO É UM MUNDO”: UMA LEITURA SÓCIO-HISTÓRICA DA LITERATURA INFANTIL

Autores

  • Carla Silva Machado Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

O presente artigo estabelece um paralelo entre literatura e sociedade e faz parte de uma pesquisa de Mestrado desenvolvida na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, cujo objetivo foi analisar o discurso da literatura infantil na Modernidade e na Atualidade no que se refere às questões sobre diversidade humana. Entendemos o texto literário como produto do discurso do homem em relação a determinado tempo e espaço. Sabemos que as artes e o artista, mesmo não tendo uma preocupação com a realidade estão inseridos num momento histórico e este momento aparece na obra artística seja ficcional ou não. Tomamos como referência para essa discussão as ideias desenvolvidas pelo círculo de Bakhtin, pensador russo que defendia que o artista deve ter uma preocupação e/ou responsabilidade com a arte e com a vida, ou seja, ao desenvolver sua obra ele deve levar em conta o contexto histórico e social ao qual está inserido. Ao tratarmos especificamente com a literatura lida por crianças e adolescentes, nosso objeto de pesquisa, trabalhamos com as ideias defendidas pelas professoras doutoras Nelly Novaes Coelho e Maria Lúcia Pimentel Góes que acreditam que a criança sofre uma maior influência do discurso literário por saber fazer uma leitura simbólica mais próxima da leitura proposta pelo autor.

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Biografia do Autor

Carla Silva Machado, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e especialista em Estudos Literários pela UFJF

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Publicado

2018-12-11

Como Citar

Machado, C. S. (2018). “O LIVRO É UM MUNDO”: UMA LEITURA SÓCIO-HISTÓRICA DA LITERATURA INFANTIL. Revista De Ciências Humanas, 2(7). Recuperado de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3542

Edição

Seção

Artigos