Trabalho como princípio educativo na educação profissional

Autores

  • Elinilze Guedes Teodoro Centro Universitário do Estado do Pará
  • Rosineide Lourinho Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Resumo

O artigo trata do princípio educativo do trabalho como noção que vem influenciando as práticas em educação profissional no Brasil ao longo dos anos de forma diferenciada e peculiar. Como seu significado vem assumindo perspectivas diferenciadas ao longo de nossa história, tal princípio se detém no debate em torno dessa temática. O início aborda esse princípio na obra de Marx e desloca-o para o campo educacional, focando-o na educação brasileira, principalmente na educação profissional, utilizando autores da área de Trabalho e Educação. Situa o debate na atualidade, dos anos 80 até pós-decreto 5154/04, seguindo com a discussão sobre politecnia e ensino integrado, para finalmente encerrar com algumas questões atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elinilze Guedes Teodoro, Centro Universitário do Estado do Pará

Psicóloga do Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecologia do Pará e professora do Centro Universitário do Estado do Pará

Rosineide Lourinho Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Downloads

Publicado

2019-01-02

Como Citar

Teodoro, E. G., & Santos, R. L. (2019). Trabalho como princípio educativo na educação profissional. Revista De Ciências Humanas, 1(1). Recuperado de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3896

Edição

Seção

Estudos e Debates