Trabalho como princípio educativo na educação profissional

Autores/as

  • Elinilze Guedes Teodoro Centro Universitário do Estado do Pará
  • Rosineide Lourinho Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Resumen

O artigo trata do princípio educativo do trabalho como noção que vem influenciando as práticas em educação profissional no Brasil ao longo dos anos de forma diferenciada e peculiar. Como seu significado vem assumindo perspectivas diferenciadas ao longo de nossa história, tal princípio se detém no debate em torno dessa temática. O início aborda esse princípio na obra de Marx e desloca-o para o campo educacional, focando-o na educação brasileira, principalmente na educação profissional, utilizando autores da área de Trabalho e Educação. Situa o debate na atualidade, dos anos 80 até pós-decreto 5154/04, seguindo com a discussão sobre politecnia e ensino integrado, para finalmente encerrar com algumas questões atuais.

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Biografía del autor/a

Elinilze Guedes Teodoro, Centro Universitário do Estado do Pará

Psicóloga do Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecologia do Pará e professora do Centro Universitário do Estado do Pará

Rosineide Lourinho Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Publicado

2019-01-02

Cómo citar

Teodoro, E. G., & Santos, R. L. (2019). Trabalho como princípio educativo na educação profissional. Revista De Ciências Humanas, 1(1). Recuperado a partir de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3896

Número

Sección

Estudos e Debates