A educação pelo olhar: povos nativos, cultura material e a construção de identidades
Resumo
No início do século XX, o Brasil mais parecia um aglomerado de povos e etnias do que uma nação. A função dos Museus, Institutos de pesquisa, Faculdades e Universidades não era apenas formar uma identidade nacional, mas também criar condições para que o povo não fosse apenas uma representação retórica e os ‘povos nativos’, uma caricatura de ‘bons selvagens’. É neste contexto específico que se busca analisar a trajetória de Sérgio Buarque de Holanda na diretoria do Museu Paulista e de Plínio Marques da Silva Ayrosa na cadeira de Etnologia Brasileira e noções de Tupi-guarani no curso de Geografia e História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo.Downloads
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Publicado
2019-01-02
Como Citar
Roiz, D. da S. (2019). A educação pelo olhar: povos nativos, cultura material e a construção de identidades. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Recuperado de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3898
Edição
Seção
Estudos e Debates