LITERATURA E RESISTÊNCIA

MODOS DE PERFORMANCE E REPRESENTAÇÃO

Autores

Resumo

O presente texto visa apresentar uma breve comparação entre os modos de performance representação – aqui compreendidos como estratégias de resistência no campo da literatura. Trata-se de narrativas de dois autores afro-brasileiros e ambos possuem sua escrita bastante divulgada tanto no Brasil quanto no exterior, desde o final da década de 1990. Será tratado aqui o modo de representação da violência nos textos em prosa de Conceição Evaristo e de Paulo Lins, mais especificamente cenas presentes em Lágrimas insubmissas de mulheres (2011) e de Cidade de Deus (2007). Serão ainda destacadas as questões de representação via performance de gênero, raça e classe no tocante ao cenário urbano contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adélcio de Sousa Cruz, Universidade Federal de Viçosa

Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras/UFV e do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa (DLA/UFV). Concluiu pós-doutorado no POSLIT/UFMG (2013), é doutor em Literatura Comparada (2009), com a tese "Narrativas contermporâneas da violência" agraciada com o Prêmio de Teses 2010 conferido à melhor tese do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários e com a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Teses. É mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes segmentos: literatura comparada, literatura afro-brasileira, literatura brasileira, literaturas de língua inglesa, literatura e outras artes (música e teatro), memória cultural, estudos culturais, identidade étnica, história. É pesquisador do NEIA/UFMG (Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade) e do NELAP (Núcleo de Estudos de Letras e Artes Performáticas

Referências

BEZERRA, Kátia da Costa. Vozes em dissonância: mulheres, memória e nação. Florianópolis: Editora Mulheres, 2007.

BONASSI, Fernando. Passaporte: relatos de viagem. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

CRUZ, Adélcio de Sousa. Narrativas contemporâneas da violência: Fernando Bonassi, Paulo Lins e Ferréz. [tese de doutorado]. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2009.

EVARISTO, Conceição. Lágrimas insubmissas de mulheres. Belo Horizonte: Nandyala, 2011.

____ . Zaita esqueceu de guardar os brinquedos. In RIBEIRO, Esmeralda; BARBOSA, Márcio (orgs.). Cadernos Negros – contos afro-brasileiros. Vol. 30. São Paulo: Quilombhoje, 2007. p. 35-42.

____ . Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.

_____ . Ana Davenga. In Cadernos Negros: os melhores contos. São Paulo: Quilombhoje, 1998. p. 31-41.

LINS, Paulo. Cidade de Deus. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

LOPES, Umbelina. Mulheres em pedaços: histórias reais de violência doméstica. Belo Horizonte: Armazém de Ideias, 2005.

SCHECHNER, Richard. O que é performance? In O Percevejo – Revista de Teatro, Crítica e Estética, Rio de Janeiro, UNIRIO, ano 11, n. 12, p. 25-50, 2003.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. [trad. Rubens Figueiredo]. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

TAYLOR, Diana. Hacia una definición de performance. In O Percevejo – Revista de Teatro, Crítica e Estética. Rio de Janeiro: UNIRIO, ano 11, n 12, p. 18-24, 2003.

ZUMTHOR, Paul. Perspectivas. In: ____. A letra e a voz – a literatura medieval. [trad. Amálio Pinheiro e Jerusa Pires Ferreira]. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. p. 15-34.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Cruz, A. de S. (2020). LITERATURA E RESISTÊNCIA: MODOS DE PERFORMANCE E REPRESENTAÇÃO. Revista De Ciências Humanas, 19(1). Recuperado de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/9218