O ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUEM SE IMPORTA?

UMA ANÁLISE PARNORÂMICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA

Authors

Abstract

O objetivo deste artigo consiste em catalogar e analisar a produção científica em torno da temática ensino da língua escrita, na Educação Infantil, no recorte temporal de 2000 a 2020, no gênero textual artigo de pesquisa, buscando examinar o trajeto das pesquisas nacionais mais recentes sobre a temática em questão, compreendendo como a mesma tem sido abordada nestes primeiros 21 anos do novo século XXI. Para tanto, esta pesquisa considerou os artigos indexados na base de dados Scielo Brasil. Os artigos incidem desde a proposição de alguns instrumentos para serem utilizados em classes de Educação Infantil até a análise de experiências do ensino da língua escrita nestas instituições de atendimento a criança pequena. São unânimes na defesa da temática ser tratada com mais apreço nos cursos de formação inicial e continuada de professores.

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Author Biography

Lílian Miranda Bastos Pacheco, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1990), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade da UEFS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Desenvolvimento Humano e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, escola básica, mediação pedagógica, linguagens, desenho e cultura indígena.

Published

2020-12-04

How to Cite

Santos Amorim, K., & Miranda Bastos Pacheco, L. (2020). O ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUEM SE IMPORTA? UMA ANÁLISE PARNORÂMICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA. Revista De Ciências Humanas, 20(1). Retrieved from https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/10939