POLÍTICA EDUCACIONAL COMO FATOR DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL NO MUNICÍPIO DE PONTE NOVA
Abstract
Considerando a importância dos Institutos Federais como parte de uma política educacional que objetiva potencializar a qualidade do ensino, bem como o processo de expansão e interiorização de suas unidades, o presente artigo traz uma avaliação dos resultados da implementação do Campus do Instituto Federal de Minas Gerais no município de Ponte Nova. Para responder aos objetivos da pesquisa, a metodologia foi quali-quantitativa, com a realização de entrevistas com gestores públicos e aplicação de questionários com discentes. Pelas lentes teóricas da Abordagem do Ciclo de Políticas, os resultados apontam que o alinhamento político partidário entre os governos municipal e federal foi o marco para a decisão de implementar o Campus. Quanto aos efeitos para os discentes, o IFMG é apontado como transformador de suas vidas. Outro efeito evidenciado foi a ressignificação do espaço urbano, que de uma estação ferroviária abandonada tornou-se ponto de embarque por um mundo melhor pela educação.
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- 2020-11-25 (2)
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