O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO REMOTA EM MINAS GERAIS
UMA ANÁLISE DOS EFEITOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO REGIME DE ESTUDOS NÃO PRESENCIAIS
Abstract
Instituído pelo governo de Minas Gerais em abril de 2020, o Regime de Estudos não Presenciais (REANP) é um programa de educação remota designado como medida para o restabelecimento do calendário escolar interrompido na modalidade presencial pelo advento da pandemia da Covid-19. O Programa está organizado em três eixos, que constituem-se como tecnologias vinculadas: (i) aplicativo Conexão Escola; (ii) Plano de Estudos Tutorados (PET), e (iii) Programa Se Liga na Educação. O artigo objetivou acompanhar a trajetória desse processo no contexto da rede estadual de educação de Minas
Gerais, questionando se e como as iniciativas implementadas têm conseguido minimizar a probabilidade de aumento nas desigualdades educacionais previstas para o período. Os dados revelam as dificuldades que os professores da rede estadual têm enfrentado no desenho dessas aulas, o engajamento de discentes e docentes, a complexidade do processo de adaptação e meio a heterogeneidade de condições técnicas e sociais desses atores.