"Tem que ter um psicológico muito bom"

Subjetividade e a profissão de influenciadora digital de uma jovem no Instagram

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Abstract

Analisaram-se os sentidos subjetivos construídos por uma jovem influenciadora digital da cidade de Viçosa, no estado Minas Gerais, acerca da profissão de influenciadora digital na rede social Instagram. Ancorando-se na Epistemologia Qualitativa e na Metodologia Construtivo-Interpretativa de González Rey, utilizou-se os instrumentos complemento de frases e entrevista não-estruturada com três participantes. Foi selecionado um caso para construção das informações, buscando a obtenção de elementos de sentido subjetivo. O processo de construção teórica da subjetividade revelou as zonas de sentido da participante e os possíveis sentidos subjetivos relacionados à experiência de ser uma influenciadora digital: satisfação com a profissão de influenciadora, apesar da profissão ainda não contemplar o projeto profissional da participante; dificuldades sentidas para lidar com as cobranças externas; sensação de ser responsável pelo comportamento que o outro tem a partir do que ela faz; e importância dada ao corpo, trazendo novas inteligibilidades acerca do fenômeno investigado.

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Published

2021-12-28

How to Cite

de Souza Lima Vieira Carvalho, A., Beatriz Marques Rocha e Mucci , C., Bicalho Lopes, L., & Perdigão Caixêta Reis, L. (2021). "Tem que ter um psicológico muito bom": Subjetividade e a profissão de influenciadora digital de uma jovem no Instagram. Revista De Ciências Humanas, 2(21). Retrieved from https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/12531