Covid-19 e suspeitas de corrupção

Fragilidades da Administração Pública brasileira

Authors

  • Luiza Amália Franklin Universidade Federal de Viçosa
  • Wesley de Almeida Mendes Universidade Federal de Viçosa
  • Eliza Cristina Soares Franklin Universidade Federal de Viçosa

Abstract

Este artigo objetivou mapear relatos de casos suspeitos de corrupção e verificar elementos potencializadores desse tipo de comportamento nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Para tanto, foram coletadas reportagens de portais que fizeram a cobertura de casos suspeitos de corrupção nesses estados. Como embasamento, foram levantadas causas do fenômeno e discutidas teorias que investigam o comportamento suspeito de agentes públicos, são elas: Teoria da Agência, Teoria da Escolha Pública, Triângulo da Fraude e Diamante da Fraude. Verificou-se que as investigações no estado do Rio de Janeiro estão mais adiantadas e que elas têm recebido maior atenção da mídia. Concluiu-se que a pandemia, por si só, é um contexto propício a casos suspeitos de corrupção no setor público; e que cultura, oportunidade percebida e capacidade são elementos indutores de atos corruptos no contexto estudado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luiza Amália Franklin, Universidade Federal de Viçosa

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Wesley de Almeida Mendes, Universidade Federal de Viçosa

Doutor e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa.  

Eliza Cristina Soares Franklin, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (Campus Viçosa) e Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais (Campus Governador Valadares).

Published

2021-12-30

How to Cite

Franklin, L. A., Mendes, W. de A., & Soares Franklin, E. C. (2021). Covid-19 e suspeitas de corrupção: Fragilidades da Administração Pública brasileira. Revista De Ciências Humanas, 3(21). Retrieved from https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/13399