O ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE CRISTIANIZAÇÃO

Authors

  • Karla Denise Martins Universidade Federal de Viçosa
  • Gustavo de Souza Oliveira Universidade Federal de Viçosa

Abstract

O presente artigo ocupa-se de uma breve apresentação sobre a história da atuação eclesiástica no Brasil durante vários períodos. Privilegiamos as ações educativas realizadas por ordens religiosas, especificamente a Companhia de Jesus, que favoreceram a formação de um ethos brasileiro. Para essa tarefa, necessitamos relacionar as práticas de evangelização/catequese com a educação, uma vez que a formação humana estava ligada diretamente ao cristianismo. Além disso, parte desse texto procura demonstrar a importância dos estudos religiosos como campo promissor para analisar a sociedade e a cultura brasileira. Apresentamos algumas fontes, atas das Filhas de Maria da cidade de Viçosa/MG disponíveis no Laboratório Multimídia de Pesquisa Histórica da Universidade Federal de Viçosa, e as possibilidades de trabalho que esses documentos oferecem ao pesquisador.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Karla Denise Martins, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora de História Antiga e Medieval do Departamento de Artes e Humanidades da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com estudo na área de História Intelectual do Catolicismo e Cultura Católica

Gustavo de Souza Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Professor Substituto do Departamento de História da Universidade Federal de Viçosa

Published

2018-12-10

How to Cite

Martins, K. D., & Oliveira, G. de S. (2018). O ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE CRISTIANIZAÇÃO. Revista De Ciências Humanas, 1(1). Retrieved from https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3514