O PROFESSOR DE PÓS-GRADUAÇÃO: DIDÁTICA SIM OU NÃO?

Authors

  • Cristina Carta Cardoso de Medeiros Universidade Federal do Paraná

Abstract

Este texto traz reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de pós-graduação stricto sensu, bem como sobre as implicações que tal processo tem na formação do indivíduo nesse grau de escolarização, principalmente em sua função de professor de ensino superior. O material empírico foi obtido por meio da observação de uma sala de aula de pós-graduação de um programa da área de Ciências Humanas em uma universidade pública. A partir da teoria sociológica de Pierre Bourdieu foram analisados: os programas de pós-graduação no campo universitário como microcosmos com uma formatação específica derivada de uma dependência científico-cultural de modelos estrangeiros e de uma exigência voltada para a produtividade que influencia e subjuga o aspecto pedagógico; a estrutura objetiva das relações entre as posições ocupadas pelos agentes concorrentes no campo, investindo na dominação e poder simbólicos desse espaço social e o habitus dos agentes, enquanto diferentes sistemas de disposições incorporados e que delimitam as práticas pedagógicas realizadas pelos docentes que, portando um habitus professoral específico, tem conformado a docência em nível de pós-graduação, em muitos casos, a partir de um modelo fixista, sem variações de estratégias didático-metodológicas, utilizandose de aulas expositivas com a predominância de um modelo pedagógico diretivo. Aponta-se a necessidade de repensar a prática pedagógica dos professores de pós-graduação com a inclusão da reflexividade no habitus professoral, como um componente que auxilia, sistematicamente, a reconstrução da prática com o compromisso da formação e da educação, também nesse nível de escolarização.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cristina Carta Cardoso de Medeiros, Universidade Federal do Paraná

Professora adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no Curso de Licenciatura em Educação Física, mestra e doutora em Educação pela UFPR

Published

2018-12-11

How to Cite

de Medeiros, C. C. C. (2018). O PROFESSOR DE PÓS-GRADUAÇÃO: DIDÁTICA SIM OU NÃO?. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Retrieved from https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3566

Issue

Section

Artigos