TRADUÇÃO COMENTADA DO POEMA EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS “AMOR À PRIMEIRA VISTA”

Authors

  • Marília Duarte Silva Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Neiva Aquino Albres Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) https://orcid.org/0000-0003-1567-297X

Abstract

Neste estudo são abordadas as principais estratégias adotadas na tradução da poesia em Língua Brasileira de Sinais “Amor à primeira vista…” da poetisa surda Ananda Elias, para a Língua Portuguesa escrita. Com base nos estudos da tradução e interpretação de línguas de sinais – ETILS e estudos da literatura surda, desenvolvemos algumas reflexões sobre os problemas encontrados e as escolhas de tradução realizada (MACHADO, 2013; PAES, 1990).  Utilizamos a metodologia de tradução comentada, consolidada forma de estudo do processo de tradução nessa área. Apresentamos os problemas tradutórios encontrados, assim como, a perspectiva do tradutor sobre as escolhas feitas. A fim de descrever o processo de construção de sentido e tornar a poesia esteticamente interessante para o público alvo, na tradução final buscou-se preservar as características do gênero poesia. A assimetria das mãos, sinais não-manuais (expressões corporais e faciais) e a repetição de sinais em Libras foram os elementos principais identificados na poesia “Amor à primeira vista…”. Esses efeitos estéticos foram construídos em português com a utilização de palavras, que combinadas duas a duas, formam uma rima emparelhada no Português.

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Author Biographies

Marília Duarte Silva, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduanda no curso de Letras Libras na área de bacharelado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).Participante do grupo de pesquisa InterTrads - Grupo de Pesquisas em Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais (InterTrads-UFSC) e bolsista voluntária de iniciação científica CNPq-UFSC no projeto de pesquisa Formação de Tradutores e Intérpretes de Libras-Português: competência, desenho curricular e modalidade gestual-visual, coordenado pelo Dr. Prof. Carlos Henrique Rodrigues. Possui formação em Magistério-Educação Infantil e Séries Iniciais. Atualmente é auxiliar de sala na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis.

Neiva Aquino Albres, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOUTORA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar ( 2010- 2013 - Bolsa CNPQ). MESTRADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2005 - Bolsa CAPES). Especialização em PSICOPEDAGOGIA pela Universidade para o Desenvolvimento da Região do Pantanal - UNIDERP (2005). Graduação em NORMAL SUPERIOR pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2003) e graduação em FONOAUDIOLOGIA pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (1999). Tem experiência na formação e professores de Libras e no desenvolvimento de material didático dessa língua (FENEIS/SP e Letras Libras -UFSC) e na formação de tradutores/intérpretes de Libras em cursos de graduação e especialização. Docência e coordenação pedagógica em escolas bilíngues para surdos. Consultora de projetos em linguística aplicada e na assessoria para implementação de educação bilíngue em secretarias municipais e estaduais de educação. Tem se dedicado a pesquisas no campo da análise de implementação de educação inclusiva e educação bilíngue para surdos, processos de tradução e interpretação de Libras e português e de ensino de Libras. Líder do Grupo de Pesquisa Didática e ensino de tradutores e interpretes de línguas de sinais - DETILS registrado no CNPq, coordenando a linha Currículo, tradução e formação de intérpretes. Membro do Grupo de Pesquisa em Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais - InterTrads registrado no CNPq, coordenando a linha de pesquisa ?Tradução e interpretação em contextos Educacionais?, tendo como objetivo a investigação da atuação de tradutores e intérpretes de línguas de sinais na educação e de processos tradutórios e interpretativos que envolvem contextos educacionais, desde o espaço da sala de aula até a produção e a difusão de material educacional bilíngue multimídia. Docente e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina - Ufsc. Atua no curso Letras Libras bacharelado e no Programa de pós-graduação em Estudos da Tradução - Pget.

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Published

2019-10-07

How to Cite

Silva, M. D., & Albres, N. A. (2019). TRADUÇÃO COMENTADA DO POEMA EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS “AMOR À PRIMEIRA VISTA”. Revista De Ciências Humanas, 18(2). Retrieved from https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/8686