A cidade e o monumento Dona Domingas

Possibilidades de diálogos sobre a temática afro-brasileira na educação

Autores/as

Resumen

O texto aborda a História e Cultura Afro-brasileira em interface com o conceito de educação na cidade. Apresenta resultados de pesquisa qualitativa desenvolvida com participantes da educação de jovens e adultos (EJA). O objetivo do estudo consistiu em evidenciar lugares de memória da cidade de Vitória-ES com potencial educativo para abordar conhecimentos afro-brasileiros no ensino. Para isso, apresenta-se análises sobre o monumento Dona Domingas. Tais análises partem da premissa de que espaços e tempos da cidade sintetizam elementos de uma grande narrativa urbana, que revela potencial pedagógico para abordar a história de grupos sociais, de conflitos, de valores, de memórias, de manifestações artísticas e outros aspectos do humano. Tomamos como apoio teórico contribuições Lefebvre (2016; 2001), Canevacci (1993); Nogueira (2006) e Moura (1994), para subsidiar nossas análises que inferem como importante práticas educativas que colocam em conexão os sujeitos da escola com espaços da cidade, na promoção do acesso ao conhecimento elaborado em uma abordagem integral.

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Biografía del autor/a

ERICA RENATA VILELA DE MORAIS, UERJ

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Dilza Coco, IFES

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Publicado

2021-12-28

Cómo citar

MORAIS, E. R. V. D., & Coco, D. (2021). A cidade e o monumento Dona Domingas: Possibilidades de diálogos sobre a temática afro-brasileira na educação . Revista De Ciências Humanas, 2(21). Recuperado a partir de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/12992