Cotidianos escolares e a necessidade de uma educação antirracista
Resumen
O presente artigo objetivou, a partir de um relato de experiência, defender a necessidade de implementação de uma educação antirracista nos cotidianos escolares. Consideramos que o cotidiano escolar é um espaço inventivo onde a vida acontece e que os currículos nele praticados, por vezes, escapam da lógica dominante que permeia a nossa sociedade. O currículo, enquanto uma experiência política, cultural e social é um campo de disputa onde ecoam inúmeras possibilidades. Dentre elas encontram-se as discussões acerca do racismo que podem se materializar de diversas maneiras. Em síntese, concluímos, à luz de uma experiência ocorrida com uma criança, no ano de 2015, durante a realização de um estágio de ensino em uma Escola da periferia de Viçosa, que as intervenções antirracistas em situações “informais” podem se apresentar como uma aliada no combate ao racismo nos cotidianos escolares. Contudo, tais intervenções não descartam a urgência de um currículo antirracista nas escolas.