Indicadores de desempenho considerando o financiamento da expansão do ensino superior pelo Reuni

Autores/as

  • Camila Henriques de Paula Universidade Federal de Viçosa
  • Walmer Faroni Universidade Federal de Viçosa
  • Odemir Vieira Baêta Universidade Federal de Viçosa

Resumen

A racionalização dos recursos públicos reduziu o corpo docente e técnico, o investimento em infraestrutura e o número de matriculados na educação superior. A eficiência do uso dos recursos aportados para o Reuni dependeu de boas práticas de gestão. O trabalho analisou os indicadores de desempenho das universidades considerando o financiamento da expansão do ensino superior pelo Reuni. Assim, avaliou o alcance da meta global e analisou a evolução desses indicadores propostos pelo Tribunal de Contas da União nas universidades localizadas em Minas Gerais/Brasil. Constatou-se que a relação de 18 alunos por professor não foi alcançado e a taxa de sucesso na graduação ficou abaixo de 90%.

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Biografía del autor/a

Camila Henriques de Paula, Universidade Federal de Viçosa

Diretoria Financeira da Universidade Federal de Viçosa

Walmer Faroni, Universidade Federal de Viçosa

Professor do Departamento de Administração da Universidade Federal de Viçosa

Odemir Vieira Baêta, Universidade Federal de Viçosa

Professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa

Publicado

2018-12-05

Cómo citar

de Paula, C. H., Faroni, W., & Baêta, O. V. (2018). Indicadores de desempenho considerando o financiamento da expansão do ensino superior pelo Reuni. Revista De Ciências Humanas, 16(2). Recuperado a partir de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/1360