HISTÓRIA E SALAS DE AULA: UM BALANÇO BIBLIOGRÁFICO ENTRE SABER HISTÓRICO E SABER ESCOLAR

Autores/as

  • Ronaldo Sávio Paes Alves Centro Universitário Serra dos Órgãos

Resumen

O presente estudo consiste numa revisão bibliográfica a respeito do ensino de História, mais especificamente sobre a relação entre Saber Histórico e Saber Escolar. Concentramos nossa argumentação na trajetória do Ensino de História e sua relação com os diversos momentos importantes da História do Brasil. Buscamos resgatar a ideologia presente em alguns momentos chave da história como o Império, com o IHGB; a Era Vargas, com as reformas de 1931 e 1942; a Ditadura Militar com a Lei 5692/1971; e a atual legislação neoliberal, expressa na LDB 9394/1996. Estes momentos singulares da história da educação no Brasil apontam claramente para a sempre presente necessidade de se ter uma aproximação cada vez maior entre pesquisa histórica e ensino de história.

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Biografía del autor/a

Ronaldo Sávio Paes Alves, Centro Universitário Serra dos Órgãos

Mestre em História pela UFF - RJ; Professor da UNIFESO - Teresópolis/RJ

Publicado

2018-12-10

Cómo citar

Alves, R. S. P. (2018). HISTÓRIA E SALAS DE AULA: UM BALANÇO BIBLIOGRÁFICO ENTRE SABER HISTÓRICO E SABER ESCOLAR. Revista De Ciências Humanas, 1(1). Recuperado a partir de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3511

Número

Sección

Artigos