CULTURAS E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM MUNICÍPIOS
Resumen
O objetivo deste artigo foi o de relatar os resultados de pesquisa que investigou os principais aspectos culturais que representam dificuldades ou limitações, para a mudança e a aprendizagem organizacional, em gestão municipal. A sustentação teórica foi embasada nos conceitos de cultura, de aprendizagem e em estudos que associam a resistência à mudança a aspectos culturais. Investigou-se a percepção de secretários municipais em seis prefeituras do Estado de Minas Gerais. Para tanto, foi realizado um levantamento, utilizando-se de entrevistas e questionários. Os dados foram analisados, por intermédio de análise estatística e da análise de conteúdo por categorias. Os resultados indicaram que ainda persistem, entre os servidores municipais, formas de resistência à mudança e condutas que dificultam a implementação de inovações e de modelos de gestão mais efetivos. Concluiu-se que, mesmo nos tempos atuais, a mudança ainda é vista como ameaça pelas pessoas, sendo comuns comportamentos que prejudicam a capacidade de adaptação dos municípios aos seus novos papéis e atribuições. Portanto, não basta a criação de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade do processo de gestão pública municipal. É necessário também que os gestores estejam atentos ao processo de implementação de tais políticas, especialmente aqueles relacionados à gestão de pessoas e aos processos culturais nela envolvidos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-12-11
Cómo citar
do Carmo, M. I., Quirino, S. das G., & de Oliveira, A. R. (2018). CULTURAS E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM MUNICÍPIOS. Revista De Ciências Humanas, 1(8). Recuperado a partir de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3531
Número
Sección
Artigos