PERCURSOS ESCOLARES ATÍPICOS: O POSSÍVEL CONTRA O PROVÁVEL

Autores/as

  • Wânia Maria Guimarães Lacerda Universidade Federal de Viçosa

Resumen

Este trabalho aborda a constituição de percursos escolares longos por estudantes oriundos de grupos sociais menos favorecidos, enquanto casos de exceção. Na primeira parte, procede-se a uma revisão de algumas análises sociológicas referentes ao estudo de trajetórias escolares e estratégias parentais favoráveis a uma escolarização longa dos filhos, as quais apresentam entre os elementos explicativos da constituição desses percursos escolares atípicos: a mobilização escolar familiar e a mobilização individual; as disposições constituídas, as redes de relações sociais e a presença familiar na escolarização dos filhos, diferentemente de uma mobilização, mas que colaboram na constituição das disposições favoráveis à composição de percursos escolares estatisticamente improváveis. Na segunda parte são apresentados os resultados de uma pesquisa desenvolvida com egressos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) 2 , os quais se originaram de famílias fracas detentoras de capital cultural e escolar e que construíram suas carreiras escolares de excelência.

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Biografía del autor/a

Wânia Maria Guimarães Lacerda, Universidade Federal de Viçosa

Meste em Educação pela UFMG e doutora em Educação pela UFF. Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa

Publicado

2018-12-11

Cómo citar

Lacerda, W. M. G. (2018). PERCURSOS ESCOLARES ATÍPICOS: O POSSÍVEL CONTRA O PROVÁVEL. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Recuperado a partir de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3568

Número

Sección

Artigos