Materiais didáticos impressos e digitais de ensino de português como segunda língua para alunos surdos
Resumen
Este artigo tem como objetivo elencar os principais materiais didáticos de ensino de português como segunda língua para surdos, em suas versões impressas e digitais, a fim de averiguar qual a realidade dos materiais que têm sido utilizados atualmente nesse contexto de ensino. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica, a partir de uma busca na internet, de trabalhos relacionados ao tema. Os materiais citados nas pesquisas, sendo nove impressos e três digitais, foram brevemente apresentados e discutidos. Após essa revisão bibliográfica, verificou-se que os materiais didáticos, no geral, são bastante escassos, nem todos estão acessíveis aos professores, além de a maioria não apresentar uma metodologia adequada ao público surdo.Descargas
Citas
ALBRES, Neiva de Aquino. Surdos e inclusão educacional. Rio de Janeiro: Arara Azul, 2010a.
ALBRES, Neiva de Aquino. Português... Eu quero ler e escrever (material didático para usuários de LIBRAS). São Paulo: Instituto Santa Terezinha, 2010b.
ALMEIDA, Elizabeth Crepaldi de; DUARTE, Patrícia Moreira. Atividades Ilustradas em Sinais de Libras. Rio de Janeiro: Revinter, 2004.
BAALBAKI, Angela Corrêa Ferreira. A formação do professor e o processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos. Pesquisas em Discurso Pedagógico, Rio de Janeiro, v. 01, p. 01-09, 2013.
BARBOSA, Eva dos Reis Araújo. Navegando no Universo Surdo: a Multimodalidade a favor do Ensino de Português como Segunda Língua em um Curso EAD. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
BARBOSA, Eva dos Reis Araújo; BARTHOLOMEU, Isabela Catarina Soares. Ensino de Português como Segunda Língua: análise dos aspectos gráfico-editoriais de uma unidade didática voltada a alunos surdos. Revista Virtual de Cultura Surda, n° 17, fev., 2016, p. 1-31.
BERNARDINO, Elidéa Lúcia. Absurdo ou Lógica?: Os surdos e sua produção linguística. Belo Horizonte: Profetizando Vida, 2000.
BRASIL. Lei n° 10.436, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá providências. Brasília: 2002.
BRASIL. Decreto n° 5.626, que regulamenta a Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2005, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei n° 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília: 2005.
CAMPELLO, Ana Regina e Souza. Pedagogia Visual na educação dos surdos- mudos. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
EDITORA MODERNA. Projeto Pitanguá: Português. São Paulo: Moderna, 2008.
FERNANDES, Sueli. Avaliação em língua portuguesa para alunos surdos: algumas considerações. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação, 2007.
FREIRE, Fernanda Maria Pereira. Surdez e Tecnologias de Informação e Comunicação. In: SILVA, Ivani Rodrigues; KAUCHAKJE, Samira; GESUELI, Zilda Maria. Cidadania, surdez e linguagem: desafios e realidade. São Paulo: Plexus, 2003.
GOLDFELD, Marcia. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. 5 ed. São Paulo: Plexus, 2002.
LEITE, Jáison Gonçalves; CARDOSO, Cancionila Janzkovski. Inclusão escolar de surdos: uma análise de livros de alfabetização. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9, ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, 3, 2009, Pará. Anais… Pará: Pontifícia Universidade Católica do Pará, 2009, p. 3434-3446.
MARINHO, Mariana Schwantes. Recursos para a elaboração de material didático no ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos: uma proposta curricular. In: BAALBAKI, Angela et al (Orgs.). Linguagem: Teoria, Análise e Aplicações (8). Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Letras, 2015, p. 139-152.
MIRANDA, Dayse Garcia; FREITAS, Luciana Aparecida Guimarães de. O livro didático digital na educação dos surdos: uma releitura sobre atividade proposta no livro de português, 1ª série do Projeto Pitanguá. In: SEMANA DE EVENTOS DA FACULDADE DE LETRAS, 12, 2015, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2015, p. 63-75.
QUADROS, Ronice Müller de. Educação de Surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.
QUADROS, Ronice Müller de; SCHMIEDT, Magali L. P. Idéias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2006.
RAMOS, Clélia Regina. Livro Digital em Libras: uma proposta de inclusão para estudantes surdos. Revista Virtual de Cultura Surda, n° 11, jul., 2013, p. 1-11.
ROCHA, Solange Maria da. O INES e a Educação de Surdos no Brasil: aspectos da trajetória do Instituto Nacional de Educação de Surdos em seu percurso de 150 anos. 2 ed. Rio de Janeiro: INES, 2008.
SALLES, Heloisa Maria Moreira Lima et al. Ensino de Língua Portuguesa para Surdos: caminhos para a prática pedagógica. Volumes 1 e 2. Brasília: Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos, 2004.
SANTOS, Eli Ribeiro dos. O ensino de Língua Portuguesa para surdos: uma análise de materiais didáticos. Anais do SIELP, Uberlândia, v. 02, n. 01, p. 1- 12, 2012.
SÃO PAULO. Projeto Toda Força ao 1º ano: contemplando as especificidades dos alunos surdos. São Paulo: Secretaria Municipal de Educação, Diretoria de Orientação Técnica, 2007.
SÃO PAULO. Orientações Curriculares e Proposição de Expectativas de Aprendizagem para a Educação Infantil e Ensino Fundamental: Língua Portuguesa para pessoa surda. São Paulo: Secretaria Municipal de Educação, Diretoria de Orientação Técnica, 2008a.
SÃO PAULO. Orientações Curriculares e Proposição de Expectativas de Aprendizagem para a Educação Infantil e Ensino Fundamental: Língua Brasileira de Sinais. São Paulo: Secretaria Municipal de Educação, Diretoria de Orientação Técnica, 2008b.
SILVA, Giselli Mara da; GUIMARÃES, Angélica Beatriz Castro. Desenvolvimento de materiais didáticos de português para surdos articulando necessidades da educação básica e formação de graduandos. In: SEMANA DE EVENTOS DA FACULDADE DE LETRAS, 12, 2015, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2015, p. 143-156.
SILVA, Giselli Mara da; GUIMARÃES, Angélica Beatriz Castro. Materiais didáticos para o ensino de português como segunda língua para surdos: uma proposta para o nível básico. In: GONÇALVES, Luis (Org.). Português como língua estrangeira, de herança e materna: abordagens, contextos e práticas. New Jersey: Boavista Press, 2016, p. 79-96.
SILVA, Giselli Mara da; GUIMARÃES, Angélica Beatriz Castro. Português para crianças surdas: leitura e escrita no cotidiano. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2018.
SKLIAR, Carlos. Uma perspectiva sócio-histórica sobre a psicologia e a educação dos surdos. In: SKLIAR, Carlos (Org.). Educação & Exclusão: abordagens sócio- antropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 1997, p. 75-110.
TEIXEIRA, Vanessa Gomes; BAALBAKI, Angela Corrêa Ferreira. Novos caminhos: pensando materiais didáticos de Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos. Extensão, Uberlândia, v. 13, n. 02, p. 25-36, jul./dez., 2014.