DISPOSIÇÃO ESPACIAL DO INTÉRPRETE E TRADUTOR DE LIBRAS-LÍNGUA PORTUGUESA EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR SOB A PERSPECTIVA DO ESTUDANTE SURDO

Autores/as

  • Eduardo Andrade Gomes Universidade Federal de Santa Catarina/ Universidade Federal de Viçosa
  • William Silvino da Silva Universidade Federal de Viçosa

Resumen

O intérprete e/ou tradutor de Libras-Língua Portuguesa educacional (ITLSPE) é um agente indispensável ao processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos. Contudo, não possui, necessariamente, ações e atribuições de docência, mas age em torno da aproximação e interação visual e espacial em relação aos outros membros nesse ambiente. Crendo que o posicionamento dos ITLSPEs em sala de aula contribui para a significação das informações aos surdos, engendramos uma pesquisa de caráter qualitativo, objetivando conhecer o olhar do estudante surdo para a (nova) estruturação e disposição espacial que as aulas têm tomado. Segundo ele, a proximidade física do ITLSPE com o professor possibilita que tenha maior contato visual com os docentes e perceba maior articulação do conteúdo aos materiais utilizados. Constatamos que o posicionamento em sala de aula pode se materializar como uma das estratégias interpretativas capaz de outorgar significação ao discurso por uma categoria verbal-visual.

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Biografía del autor/a

Eduardo Andrade Gomes, Universidade Federal de Santa Catarina/ Universidade Federal de Viçosa

Mestrando em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2019-10-07

Cómo citar

Gomes, E. A., & da Silva, W. S. (2019). DISPOSIÇÃO ESPACIAL DO INTÉRPRETE E TRADUTOR DE LIBRAS-LÍNGUA PORTUGUESA EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR SOB A PERSPECTIVA DO ESTUDANTE SURDO. Revista De Ciências Humanas, 18(2). Recuperado a partir de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/8678