GRANDE SERTÃO: VEREDAS

O RETRATO ALEGÓRICO DO BRASIL

Autores/as

Resumen

O presente trabalho busca evidenciar aspectos do romance Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, como uma obra que está além do regionalismo, buscando ressaltar as características que apontam para um romance de formação social, ou seja, para algo além do olhar regionalista apontado por alguns críticos, mas sim como representação do mundo e não apenas do sertão. Logo, o que se quer evidenciar é a maneira como a realidade perpassa o romance, retratando a sociedade contemporânea, remontando a partir de um grupo de jagunços do sertão mineiro e construindo assim retratos do Brasil. Para isto, serão considerados os estudos de Willi Bolle – Grandessertão.br – Um romance de formação do Brasil – e a teoria do romance de formação social. Dessa maneira, os textos críticos aparecerão de forma a apontar esse aspecto da obra, como um romance social, considerando que o que se deseja é não restringir a obra de João Guimarães Rosa a um único espaço ou região.

 

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Biografía del autor/a

Rízia Lima Lima Oliveira, Universidade Federal do Espirito Santo, Vitória - ES.

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras - UFES

Citas

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Publicado

2020-12-21

Cómo citar

Lima Oliveira, R. L. (2020). GRANDE SERTÃO: VEREDAS: O RETRATO ALEGÓRICO DO BRASIL. Revista De Ciências Humanas, 19(1). Recuperado a partir de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/9194