Biologia em destaque: utilização de um jogo e modelos didáticos para o ensino da Embriologia

Autores

Palavras-chave:

recursos didáticos; desenvolvimento embrionário; ensino-aprendizagem.

Resumo

O ensino de embriologia no ensino médio é um tanto quanto complexo, extenso, abstrato e, portanto, desafiador para o professor e para o aluno. O uso de jogos e modelos didáticos oportuniza o processo de ensino-aprendizagem, tornando as aulas mais dinâmicas e motivadoras, além de estimular o interesse do aluno. Assim, o presente trabalho teve como intuito aplicar e avaliar os efeitos da dinâmica de um jogo e de modelos didáticos sobre embriologia, bem como concretizar o conhecimento transmitido pelas aulas teóricas, de uma forma lúdica, desafiadora e descontraída. Para isso, um jogo, composto por um tabuleiro e cartas, com perguntas e desafios, acompanhado de modelos didáticos, foi disponibilizado em turmas do 1º ano do ensino médio. A presente abordagem pedagógica permitiu a concretização do conhecimento transmitido por meio das aulas teóricas e favoreceu o aprendizado dos alunos, como foi verificado pelas ótimas notas adquiridas na avaliação bimestral, após a aplicação do mesmo. Além disso, essa prática pedagógica muito contribuiu para a formação dos professores. Dessa forma, a abordagem metodológica utilizada foi efetiva corroborando ser uma interessante estratégia para ser utilizada nas aulas de biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia das Células: Origem da vida – Citologia e Histologia – Reprodução e desenvolvimento. Volume 1. São Paulo: Moderna, 2004.

AMORIM, A. S. A influência do uso de jogos e modelos didáticos no ensino de biologia para alunos de ensino médio. 2013. 50 f. Monografia (Ciências Biológicas) – Universidade Estadual do Ceará (UECE), Beberibe, 2013. Disponível em: <http://www.uece.br/sate/dmdocuments/bio_beberibe_amorim.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's). Introdução. Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a base. Brasília: MEC/SEB/CNE, 2018.

CAMPOS, Luciana Maria Lunardi; BORTOLOTO, T.M.; FELÍCIO, A.K.C. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. São Paulo, 2002. Disponível em: <http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/aproducaodejogos.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2020.

CASAS, Luana Lopes; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins; de Souza FERREIRA, Carol; CALADO, Nathércia Vasconcelos. Utilização de jogos como recurso didático para o ensino de embriologia. V CONNEPI - Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação, Alagoas, nov. 2010. Disponível em: <http://connepi.ifal.edu.br/ocs/anais/>. Acesso em: 22 jun. 2020.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

PALHANO, Janete Soares. A construção de modelos didáticos com materiais diversificados para o estudo da embriologia. Os desafios da Escola Pública Paranaense na perspectiva do professor PDE, Vol. II, Paraná, 2014. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uepg_bio_pdp_janete_soares_palhano.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2020.

PALHANO, Janete Soares; COSTA, Michele Dietrich Moura. A Construção de modelos didáticos com materiais diversificados para o estudo da Embriologia. Os desafios da Escola Pública Paranaense na perspectiva do professor PDE, Vol. I, Paraná, 2014. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uepg_bio_artigo_janete_soares_palhano.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2020.

SANTOS, J. A. Construção de modelos didáticos de embriologia por alunos de ensino médio: uma perspectiva baseada na interação. 2014. 34 f. Monografia (Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, 2014. Disponível em: <http://labec.ufes.br/sites/labec.ufes.br/files/field/anexo/construcao_de_modelos_didaticos_de_embriologia_por_alunos_de_ensino_medio_-_uma_perspectiva_baseada_na_interacao.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2020.

SILVA, L. A.; MASSAROLLI, A.; BUTNARI, A. R. Animal combate: um novo instrumento pedagógico para o ensino de ciências e biologia. Educação em perspectiva, Viçosa – MG, Vol. 8, n. 3, p.496-517, set./dez. 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6980>. Acesso em: 04 jun. 2020.

Downloads

Publicado

21-10-2020

Como Citar

ALVES, J.; ZUANON, Átima C. A. .; SALES, Y. A. . Biologia em destaque: utilização de um jogo e modelos didáticos para o ensino da Embriologia. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 128–137, 2020. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/10768. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência