Como as aulas remotas podem trazer benefícios estudantis no enfretamento à pandemia de COVID?

Autores

Palavras-chave:

Pandemia, ensino, Plataformas digitais

Resumo

No ano de 2020 o avanço da pandemia de COVID 19 pelo Brasil reforçou a necessidade do isolamento social (WHO, 2020), colocando em xeque todo o formato tradicional ensino. A pandemia exigiu que drásticas adaptações ocorressem no formato de educação formal, resultando no fortalecimento de modelos onde o processo de ensino-aprendizado é baseado em aulas remotas e educação a distância. Neste sentido os recursos digitais se acessíveis e viabilizados, podem vir a flexibilizar o ensino, favorecendo tanto as instituições, professores e principalmente os estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 10, n. 21, 2011.
BRASIL. Portaria n° 343, de 17 de Março do Ministério da Educação.Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19.Brasília, DF, 2020. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376>. Acesso em: 19 jun. 2020
IBGE. Uso de Internet, televisão e celular no Brasil. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/20787-uso-de-internet-televisao-e-celular-no-brasil.html>. Acesso em: 16 jul. 2020.
JORNAL ESTADÃO. OITO EM CADA DEZ PROFESSORES NÃO SE SENTEM PREPARADOS PARA ENSINAR ONLINE. Disponível em: <https://brasil.estadao.com.br/ao-vivo/coronavirus-no-brasil/720193>. Acesso em: 16 jul. 2020.
MOURA, G. B. F. DE; FREITAS, L. G. DE. O YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM. REVELLI, v. v.10, n. n.3, p. 259–272, 2018.
OTÁVIO, F. et al. MAPAS MENTAIS E A CONSTRUÇÃO DE UM ENSINO DE GEOGRAFIA SIGNIFICATIVO?: ALGUMAS REFLEXÕES. Revista Eletrônica Geoaraguaia, v. v1, n. n.1, p. 1–12, 2011.
WHO. Coronavirus disease (COVID-19) advice for the public. Disponível em: <https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public>. Acesso em: 19 jun. 2020.

Downloads

Publicado

21-10-2020

Como Citar

FIGUEIREDO, M. N. Como as aulas remotas podem trazer benefícios estudantis no enfretamento à pandemia de COVID?. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 143–145, 2020. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/10798. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

O Destaque é:

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)