Música e resistência: aspectos de um Brasil rural

aspects of a rural Brazil

Autores

Palavras-chave:

Música Rural; Resistência; Epistemologias do Sul.

Resumo

A partir da perspectiva teórica conhecida como Epistemologias do Sul, o presente artigo, fruto de uma pesquisa iniciação científica desenvolvida no CAp/UFRR, entre 2018 e 2019, pretende investigar como a música rural brasileira se posiciona frente à grande mídia, a Indústria Cultural; e frente aos impactos ambientais, principalmente os que são decorrentes da agroindústria. Para tanto, foi realizado um estudo teórico que transitou pelos textos de Hugo Achugar, Eduardo Galeano, Ana María Vara, Maria Paula Meneses e Alfredo Bosi. Como fontes para a pesquisa, foram utilizadas músicas disponíveis na internet, tanto em plataformas de vídeos como em site de letras de músicas. O resultado final se consubstancia no registro de fortes indícios que sinalizam uma diferença entre músicos que se constituíram por meio da Indústria Cultura e músicos formados a partir de uma conjuntura social específica, como Elomar, que vive no sertão da Bahia,  Vital Farías, de Taperoá, no interior da Paraíba, e Pereira da Viola, do quilombo de São Julião, no vale do Mucuri, na qual o papel do música não se resume ao lucro, mas sim na expressão e na defesa de modo de ser específico, rural.

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Biografia do Autor

Tarcísio de Paula Sarraf, IFRR

Concluio o Ensino Médio no ano de 2019  no Colégio de Aplicação da UFRR e, atualmente, é acadêmico do curso de Matemática do IFRR

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Publicado

21-10-2020

Como Citar

DE ARRUDA HERRIG, F. L.; DE PAULA SARRAF, T. Música e resistência: aspectos de um Brasil rural: aspects of a rural Brazil. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 113–127, 2020. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/10894. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Iniciação Científica