Música e resistência: aspectos de um Brasil rural
aspects of a rural Brazil
Palavras-chave:
Música Rural; Resistência; Epistemologias do Sul.Resumo
A partir da perspectiva teórica conhecida como Epistemologias do Sul, o presente artigo, fruto de uma pesquisa iniciação científica desenvolvida no CAp/UFRR, entre 2018 e 2019, pretende investigar como a música rural brasileira se posiciona frente à grande mídia, a Indústria Cultural; e frente aos impactos ambientais, principalmente os que são decorrentes da agroindústria. Para tanto, foi realizado um estudo teórico que transitou pelos textos de Hugo Achugar, Eduardo Galeano, Ana María Vara, Maria Paula Meneses e Alfredo Bosi. Como fontes para a pesquisa, foram utilizadas músicas disponíveis na internet, tanto em plataformas de vídeos como em site de letras de músicas. O resultado final se consubstancia no registro de fortes indícios que sinalizam uma diferença entre músicos que se constituíram por meio da Indústria Cultura e músicos formados a partir de uma conjuntura social específica, como Elomar, que vive no sertão da Bahia, Vital Farías, de Taperoá, no interior da Paraíba, e Pereira da Viola, do quilombo de São Julião, no vale do Mucuri, na qual o papel do música não se resume ao lucro, mas sim na expressão e na defesa de modo de ser específico, rural.
Downloads
Referências
ADORNO. Theodor. Indústria cultural e Sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
ALBANEZ, Jocimar Lomba. Ervais em queda: transformações no campo no extremo sul de Mato Grosso (1940-1970). Dourados, MS: UFGD, 2013.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
CANTORIA - Elomar, Geraldo Azevedo, Vital Farias e Xangai. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra53830/cantoria-elomar-geraldo-azevedo-vital-farias-e-xangai>. Acesso em: 07 de Mai. 2018. Verbete da Enciclopédia.
GALETTI, Lygia da Silva Guedes. Sertão, fronteira, Brasil: imagens de Mato Grosso no mapa da civilização. Cuiabá, MT: Entrelinhas: EdUFMT, 2012.
MARTINS, Waleska Rodrigues de M. Oliveira. Planetas sem boca: escritos efêmeros sobre arte, cultura e literatura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
MENESES, Maria Paula. “Epistemologias do Sul”. Revista Crítica de Ciências Sociais, 80, março 2008, p. 5-10.
PRADO, Maria Ligia; PELLEGRINO, Gabriela. História da América Latina. São Paulo: Contexto, 2016.
QUEIROZ, Paulo Roberto Cimó. “José de Souza Martins e os conceitos de frente de expansão e frente pioneira”. Democracias e Ditaduras no mundo contemporâneo: XII Encontro da Associação Nacional de História, seção Mato Grosso do Sul. Aquidauana, UFMS, 2014.
SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
SANTOS, Davi Siqueira. Ensaiando identidades latino-americanas: aproximações entre ariel (1900) e a américa latina: males de origem (1905). Universidade Estadual Paulista – SP: Assis – FAPESP, 2012.
SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
VARA, Ana María. Sangre que se nos va: naturaleza, literatura y protesta social en América Latina. Sevilla. Consejo Superior de Investigaciones Científicas, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 REVISTA PONTO DE VISTA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.