A influência da convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência no acesso e permanência do ensino profissionalizante no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Educação Profissional. ONU. Tratado Internacional.

Resumo

A Convenção Sobre Os Direitos das Pessoas com Deficiência visa garantir a igualdade de oportunidades a essa parcela vulnerável da população mundial. Estabelece, junto aos países signatários, o compromisso de garantir a inclusão em seus mais diversos âmbitos sociais, inclusive na seara educacional e do trabalho. Partindo da premissa de que a educação técnico profissionalizante é um caminho para alcançar tanto a educação crítica como o preparo para o mercado de trabalho, o presente estudo buscou compreender a eficácia desse tratado internacional na inclusão das pessoas com deficiência a esse modal de ensino. Para tal, se fez valer de análises qualitativas e quantitativas de documentos legais e de bases de dados (como INEP e IBGE) antes e depois da convenção em questão para chegar à conclusão de quão distante estamos de garantir a real inclusão desses indivíduos.

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Biografia do Autor

Thales Chinchio Neves, https://orcid.org/0000-0002-7738-073X

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Publicado

21-10-2020

Como Citar

CHINCHIO NEVES, T. . .; GONÇALVES, . W. A influência da convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência no acesso e permanência do ensino profissionalizante no Brasil. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 22–38, 2020. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/10927. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos