A matemática financeira a serviço da educação financeira: reflexões sobre planejamentos financeiros

Autores

  • Paulo Tadeu Gandra Campos Colégio de Aplicação COLUNI
  • Chang Kuo Rodrigues UFJF/PPGEM

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v11i1.13268

Palavras-chave:

Educação Financeira, Engenharia Didática, Teoria Antropológica do Didático

Resumo

A proposta deste artigo, voltada para professores e futuros professores de Matemática, repousa no campo da Educação Financeira, com vistas a discutir estratégias para, sem a aquisição de dívidas, realizar desejos de consumo, além de enfatizar a importância de se poupar antes para gastar depois. A inquietação que gerou esse trabalho nasceu da observação das várias reportagens disponibilizadas na mídia a respeito do alto percentual de famílias brasileiras endividadas. Por meio da metodologia Engenharia Didática e da Teoria Antropológica do Didático, o trabalho foi estruturado objetivando buscar respostas que indiquem quais estratégias usamos para realizar desejos de consumo sem entrar em dívidas. Como dinâmica para a atividade, aplicamos a um grupo de sete graduandos e recém graduados em Matemática uma atividade contendo uma hipotética aquisição de um bem. Em seguida, discutimos e refletimos sobre as estratégias que têm como objetivo realizar tal desejos de consumo, sobretudo aqueles que indiquem algum planejamento prévio, para averiguar se existem alternativas que respondem a tal inquietação, fazendo uso de saberes matemáticos básicos, logo, acessíveis a professores e estudantes do Ensino Médio. Assim, o presente artigo propõe semear ideias em professores da Educação Básica no que se refere a projetos relativos à Educação Financeira.

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Referências

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Publicado

01-05-2022

Como Citar

GANDRA CAMPOS, P. T.; KUO RODRIGUES, C. . A matemática financeira a serviço da educação financeira: reflexões sobre planejamentos financeiros. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 01–15, 2022. DOI: 10.47328/rpv.v11i1.13268. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/13268. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

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