15 anos do estágio de docência nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil: cenários, tendências e desafíos
Palavras-chave:
Formação de Professores, Estágio de Docência, Saberes da DocênciaResumo
O Estágio de Docência é o espaço de formação do pós-graduando bolsista da CAPES, como parte do programa de Demanda Social, para lecionar no ensino de graduação. Nesse estudo, apresentamos uma pesquisa do tipo estado da arte sobre os cenários, tendências e desafios do estágio de docência nos programas de pós-graduação stricto sensu no brasil nos últimos 15 anos. A principal conquista identificada nesse estudo foi a demonstração de como têm sido possíveis a articulação entre a graduação e a pós-graduação através de projetos total ou parcialmente incorporados a matriz curricular de ambos os níveis de ensino. Para tanto, é preciso que o Estágio de Docência seja melhor sistematizado e estruturado para tornar-se um espaço efetivamente formativo.
Downloads
Referências
ANSELMO, K.B. Estágio de Docência como espaço de formação contínua: um olhar sobre a narrativa dos mestres. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação). Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2015.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Serviços: Banco de teses e dissertações. Brasília: CAPES. 2017.
_____. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Serviços: Portal de Periódicos. Brasília: CAPES. 2017.
_____. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Brasília: IBICT. 2017.
_____. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Formação de professores no Brasil (1990-1998) In: ANDRÉ, M.E.D.A. (Org.) Série Estado do Conhecimento no 6. Brasília: INEP. 2002.
_____. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Formação de Profissionais da Educação (2003-2010). In: BRZEZINSKI, I. (Org.) Série Estado do Conhecimento no 13. Brasília: INEP. 2014.
_____. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Serviços: Thesaurus Brasileiro da Educação (Brased). Brasília: INEP. 2017.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas "Estado da Arte". Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf>. Acesso em Nov. de 2019.
ROLDÃO, M.C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 94-103. 2007. Disponível em: . Acesso em Nov. de 2019.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., v. 6, n. 19, p. 37-50. 2006. Disponível em: . Acesso em Nov. de 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.