AS MÚLTIPLAS VOZES QUE SE ENTRECRUZAM NA CONSTRUÇÃO DOS SUJEITOS
Palavras-chave:
Análise do Discurso, Identidade, MídiaResumo
A partir do conceito de gênero desenvolvido por Bakhtin e dos pressupostos teóricos metodológicos da Análise do Discurso Crítica propostos por Fairclough, com este trabalho pretende-se mostrar, de forma elementar e sucinta a prática da análise do discurso. Objetiva-se contribuir para reflexão sobre a constituição da identidade pessoal por meio de estruturas discursivas no contexto midiático e suas implicações na criação da realidade. Utilizou-se como objeto de análise um corpus que se constitui de uma reportagem – ensaio - publicada na revista Veja, de 14 de novembro, 2007, pelo Jornalista Roberto Pompeu de Toledo. Trata-se de um gênero de divulgação midiática de amplo alcance dos leitores. Este estudo relata acerca da construção de identidade dos atores sociais, no caso, a do Ministro dos transportes aéreos - Nelson Jobim -, que fundem determinadas imagens e ocultam outras. Concluindo, poder não é teórico, está na aplicação. O ensaio sugere que o Ministro tem, de fato, o poder.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo. Martins Fontes. 2000.
ORLANDI E. P. A escola e suas mediações: como se usa o material didático. In: Caderno Educação e Sociedade. v. 05, n. 16, 138-145, 1983. Campinas.
ORLANDI, Eni Pulccinelli. A Produção da Leitura e suas Condições. In: BARZOTTO, Valdir Heitor (org.). Estado de Leitura. Campinas: Mercado das Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1999. (Coleção Leituras do Brasil).
RESENDE, V. M.; RAMALHO, V. Análise de Discurso Crítica. São Paulo: Contexto. 2006. 170 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.