Metodologias participativas no ensino da agropecuária sustentável: experiências de rondonistas no interior do Piauí
Palavras-chave:
Comunidades rurais, Conservação Ambiental, Metodologias ativasResumo
O presente trabalho objetivou retratar a experiência de aplicação de metodologias ativas, no ensino de modelos de Agropecuária Sustentável, empregando a dinâmica intitulada “conectando palavras”. Os grupos escolhidos para a abordagem utilizada foram de comunidades rurais do município de Nossa Senhora dos Remédios, no Piauí. Esta metodologia de ensino se caracteriza pelo emprego de palavras levantadas pelo grupo que devem solucionar problemas propostos. Deste modo a metodologia buscou encorajar os participantes a desenvolverem pensamento crítico e por meio das discussões levantadas, propor soluções e adquirirem conhecimento sobre os conceitos essenciais do tema em questão. A metodologia foi aplicada em grupos de comunidades rurais, totalizando 116 participantes, que ao longo de 4 horas de discussão foram instruídos a construir propostas e discutir o tema. Os resultados obtidos remetem a uma boa aceitação da metodologia, se mostrando uma alternativa, no resgate e construção do conhecimento, acerca da conservação ambiental com comunidades rurais. Também foi constatada a importância e necessidade de um tutor, mediando discussões e promovendo a interação entre participantes, como meio de estimular o processo de ensino-aprendizagem.
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